logo paraiba total
logo paraiba total

Alimentação consciente ajuda a controlar compulsões em excesso

3 de dezembro de 2020

Escolhas e experiências alimentares mais conscientes são fundamentais para a saúde e qualidade de vida. Essa ideia vem sendo cada vez mais disseminada. Já existe, inclusive, um termo em inglês para definir a prática: o “mindful eating”, que mostra como a proposta do mindfulness (técnica de atenção plena) pode se aplicar na alimentação.

Para orientar sobre a importância dos princípios básicos da alimentação saudável, a Unimed João Pessoa vai realizar, no próximo dia 10 de dezembro, a oficina Alimentação Consciente (Mindful Eating). O evento é on line e exclusivo para os clientes da Cooperativa.

Princípios e dicas – A nutricionista Jéssica Lisboa, da equipe de promoção de saúde da Unimed João Pessoa, vai explicar os princípios básicos da alimentação saudável e dar dicas de como praticar o método nas refeições. “O objetivo é ensinar às pessoas que o tempo das refeições deve ser respeitado para que seja possível sair da rotina automática e corrida de alimentos ultraprocessados que prejudicam a nossa saúde”, informa.

De acordo com ela, é preciso estar atento à textura e ao gosto do alimento para o controle da fome e para a saciedade. “É necessário reservar um tempo de 20 a 30 minutos para a refeição, mastigando de forma lenta e correta o alimento, evitando distrações como TV, celulares e leituras. Quando uma refeição é feita de forma rápida, é comum exceder a quantidade de alimentos por refeição, com sensação de distensão abdominal, azia e má digestão”, alerta Jéssica.

Como se inscrever – Para garantir a vaga, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor/agenda), escolher a oficina “Alimentação Saudável” e clicar em “Inscrições Online”. Na seção, também é possível conferir outras oficinas que estão sendo oferecidas pela Unimed JP em dezembro, gratuitamente, para diferentes perfis de clientes.