logo paraiba total
logo paraiba total

Filmes “Aruanda” e “Os quatro paralamas” abrem a programação do maior festival de cinema da Paraíba

8 de dezembro de 2020

A edição 2020 do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro será ainda mais especial por celebrar os 15 anos de criação do evento e os 60 anos de realização do filme ‘Aruanda’ (1960). Para a abertura do evento, um dos selecionados foi o curta “Aruanda”, de Linduarte Noronha. Gravado na Paraíba, o filme conta a história da formação e sobrevivência de uma comunidade de escravos libertos do sertão da Estado. Outro destaque da abertura é o longa “Os Quatro Paralamas”, de Roberto Berliner, que relembra a trajetória do quarteto ao longo das décadas.

O evento acontece de 10 a 17 de dezembro e terá formato híbrido, com sessões presenciais e online, por meio da plataforma exclusiva Aruanda Play. Este ano, serão exibidos 13 longas e 12 curtas nas Mostras Competitivas, além de retrospectivas e especiais com quatro sessões diárias. Também haverá a oficina e laboratório audiovisuais de requalificação profissional e seminários temáticos.

O Fest Aruanda é patrocinado pela Energisa (Usina Cultural), Cagepa e Armazém Paraíba, via Lei de Incentivos à Cultura, e Ministério do Turismo com chancela do CCHLA-UFPB.

Confira a programação de abertura:

Curta – “Aruanda, de Linduarte Noronha”, (Doc., 1960, PB, 22min.).

Sinopse: ‘Aruanda’ é um marco do cinema brasileiro dos anos 1960. O filme, de Linduarte Noronha, rodado em solo paraibano, surpreendeu as platéias do Rio de Janeiro e São Paulo quando de suas primeiras exibições. A história da formação e da sobrevivência de uma comunidade de escravos libertos do sertão da Paraíba aparecia na tela com imagens, a um só tempo, líricas e rudes. Um narrador (o próprio Linduarte) explicava a saga daquela gente enquanto a fotografia de Rucker Vieira revelava um jeito novo de olhar e de filmar o Brasil. Glauber Rocha resumiu ao afirmar que o filme, junto com ‘Arraial do Cabo’, eram os legítimos representantes do “moderno documentário brasileiro”.

Longa – “Os Quatro Paralamas, de Roberto Berliner”, (Doc., 2020, RJ, 89 min.).

Sinopse: Desde o início no Circo Voador, nos anos 1980, se passaram mais quase 40 anos do surgimento da banda Os Paralamas do Sucesso. Herbert, Bi e João falam de amizade, de musicalidade e do que continua os unindo.

Serviço

15° Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Data: 10 a 17 de dezembro de 2020

Transmissão: Plataforma Aruanda Play

Site: www.festaruanda.com.br