logo paraiba total
logo paraiba total

Volume de vendas na Paraíba tem 5ª maior alta do país em outubro

10 de dezembro de 2020

O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba registrou a 5ª maior alta do país em outubro, em relação a setembro, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (10). O crescimento de 2,3% no período, verificado após queda de 3% no mês anterior, também ficou bem acima da média nacional (0,9%).

Por sua vez, a receita nominal do setor variou 3% de um mês para o outro, 6º melhor indicador do Brasil, atrás apenas dos constatados no Mato Grosso do Sul (4,3%); Distrito Federal (4%); Paraná (3,5%); Amazonas (3,4%); e Bahia (3,2%).

Na comparação com outubro de 2019, a Paraíba registrou avanço de 10,6% no volume de vendas e de 18% na receita nominal, no mês. Ambos os indicadores estaduais foram maiores que as médias brasileiras, de 8,3% e 15,9%, respectivamente. 

Já no acumulado de 12 meses, o setor do estado apresentou a 4ª maior alta (6%) no volume de vendas entre as unidades da federação, menor somente que as verificadas no Pará (7,8%); Amazonas (7,3%); e Santa Catarina (6,2%). Nesse comparativo, a receita nominal de vendas paraibana aumentou 9,2%, a 5ª maior do país.

Varejo ampliado

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o estado registrou as maiores altas do país no volume de vendas (3,6%) e na receita nominal do setor (4,7%), superiores às observadas na média nacional, de 2,1% e 3,1%, respectivamente.