logo paraiba total
logo paraiba total

Portal do Empreendedor ganha novo layout para facilitar acesso aos serviços digitais

15 de dezembro de 2020

Os empresários que já possuem registro de microempreendedor individual (MEI), ou aqueles que desejam se formalizar através desta categoria, já podem conferir, desde o início do mês de dezembro, o novo visual do Portal do Empreendedor. O site, onde estão disponíveis diversos serviços para o MEI, desde o registro até o encerramento do cadastro, passou por mudanças para facilitar o acesso e a utilização do público. Com o mesmo objetivo, de melhorar a experiência dos usuários, o portal Comprasnet, que é o sistema de compras eletrônicas do governo federal, também está ganhando uma nova versão. As duas mudanças contam com o apoio técnico do Sebrae.

No caso do Portal do Empreendedor, as melhorias promovidas na apresentação da página principal têm o objetivo de facilitar o acesso aos serviços digitais disponibilizados, entre eles a abertura de novos registros do MEI e a solicitação de crédito. Além disso, o site também foi integrado ao projeto do Portal gov.br, que unifica os canais digitais do governo federal.

Para a realização dessas melhorias no portal, foram levadas em consideração as informações mais acessadas pelo público no próprio site, tornando-as mais visíveis. Outra novidade é que, ao entrar no portal, o empreendedor vai encontrar um link para a realização de cursos gratuitos do Sebrae, que abordam temas como finanças e gestão.

De acordo com gestorado MEI no Sebrae Paraíba, Germana Espínola, o Portal do Empreendedor é o único canal oficial e gratuito para quem deseja se formalizar como microempreendedor individual. 

“As pessoas que possuem um pequeno negócio, mas continuam na informalidade e têm a pretensão de se formalizar vão encontrar nessa página todas as informações sobre o que é preciso para se registrar. Por sua vez, aquelas pessoas que já possuem o registro de MEI vão encontrar no portal todos os serviços necessários para a gestão de sua atividade”, explicou a analista do Sebrae, ao destacar que o novo portal também está oferecendo informações sobre crédito aos empresários. 

Para acessar a nova página, o empreendedor pode continuar utilizando normalmente o endereço www.portaldoempreendedor.gov.br, que ficará ativo até o dia 31 de dezembro deste ano. Após essa data, o acesso ao Portal do Empreendedor só será realizado pelos endereços gov.br/empreendedor ou gov.br/mei.

Comprasnet – Sistema de compras eletrônicas do governo federal, o portal Comprasnet está passando por um processo de modernização para automatizar e simplificar os processos de compras, bem como a realização de pregões eletrônicos. A nova versão 4.0, que está sendo desenvolvida com o apoio do Sebrae, deverá facilitar e ampliar a participação de pequenos negócios enquanto fornecedores de bens e serviços para a administração pública em todas as esferas de governo.

A ideia da nova versão é permitir que o Comprasnet 4.0 também seja expandido para abranger todo o processo das contratações públicas, incluindo o planejamento das compras públicas. Entre as melhorias já incorporadas, destaca-se a nova sala de disputa para fornecedores dos pregões eletrônicos, que desde o ano passado tornou-se obrigatório para estados e municípios, caso recebam recursos da União.

Além disso, a plataforma também disponibilizou um novo sistema de execução contratual e incorporou o acesso às informações sobre os planos anuais de contratações previstos pelos órgãos federais. Essas e outras mudanças que estão em curso no portal Comprasnet podem ser conferidas pelos empreendedores através do endereço http://www.agenciasebrae.com.br/asn/Estados/NA/Anexos/COMPRASNET%20.pdf.