logo paraiba total
logo paraiba total

Nutricionista orienta diabéticos sobre alimentação nas festas de fim de ano

15 de dezembro de 2020

Fim de ano é sinônimo de muita comida na mesa. O cardápio farto inclui pernil, farofa com uva passa e outras delícias difíceis de resistir. Para orientar os clientes com diabetes sobre o que é permitido comer sem colocar em risco a saúde, a Unimed João Pessoa vai realizar no próximo dia 18, das 14h30 às 16h30, de forma on line, a oficina “Como se alimentar nas festas de final de ano tendo diabetes?” Nela, os participantes vão saber como se alimentar de forma saudável e sem exageros.

A nutricionista Regina Monteiro, da equipe de promoção de saúde da Unimed JP, comenta que a iniciativa é uma oportunidade para orientar os diabéticos e familiares que há como tornar as refeições menos calóricas, principalmente nas festividades de fim de ano. “Quando pensamos em preparações para serem consumidas em festas, o foco é nas opções com mais açúcar, gorduras e excesso de sal. Na oficina, vamos estimular a programar refeições e compras, e modificar ou adaptar as receitas”, adianta.

Segundo Regina, com a oficina, os participantes poderão adquirir ainda mais conhecimentos em relação aos efeitos dos nutrientes no sangue. “Vamos ajudar os participantes a ficar mais atentos, principalmente em relação aos carboidratos, e desmistificar que as pessoas com diabetes não podem se alimentar de forma saborosa”, explica Regina, que alerta para algumas substituições. “Trocar o leite integral por desnatado, substituir o açúcar por adoçante, apostar nas saladas e frutas, e trocar as farinhas refinadas pelas integrais são alguns exemplos de como adaptar os ingredientes para os diabéticos”, lista a nutricionista.

Inscrições – Para garantir a vaga, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa www.unimedjp.com.br/viver-melhor/agenda, escolher a oficina e clicar em “Inscrições Online”. No portal, também é possível conferir outras oficinas que estão sendo oferecidas pela Unimed JP em dezembro, gratuitamente, para diferentes perfis de públicos.

Ao se inscrever, o cliente vai ser inserido em um grupo de WhatsApp. As aulas serão transmitidas em tempo real, por meio de uma plataforma de videoconferência. As orientações sobre como baixar essa plataforma serão repassadas após a inscrição, via grupo de WhatsApp. Essas atividades são exclusivas para clientes da Unimed JP.