logo paraiba total
logo paraiba total

Unimed JP chega aos 49 anos reafirmando a sua importância para a saúde dos paraibanos

16 de dezembro de 2020

A Unimed João Pessoa chega aos 49 anos de história nesta quarta-feira (16), reafirmando sua importância para a saúde dos paraibanos. Durante os últimos meses, em meio a uma das maiores crises de saúde da história da humanidade, a Cooperativa se renovou, inovou e trouxe para o Estado o que a prática tem mostrado ser o melhor no tratamento da covid-19.

A Cooperativa foi pioneira no Nordeste na utilização do plasma convalescente no tratamento dos pacientes com covid e a primeira da Paraíba a realizar a tomografia por bioimpedância elétrica, que permite a visualização dos melhores parâmetros respiratórios sem a necessidade de deslocar o doente do leito.

A tecnologia também fez diferença nesse cenário. A Unimed JP inovou com a utilização de um robô no atendimento aos pacientes e implantou a teleconsulta, garantindo mais segurança no tratamento. Aliados a uma equipe altamente capacitada e treinada, esses procedimentos, técnicas e investimentos garantiram ao Hospital Alberto Urquiza Wanderley um desempenho igual – ou até melhor – ao alcançado nas melhores unidade de saúde do país.

“Todo nosso esforço está canalizado para um único propósito: promover a vida, cuidando da saúde das pessoas”, declarou o presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho. “Inovamos em tecnologias que se aliam aos profissionais no cuidado aos nossos clientes”, afirmou.

Investimentos – Ao mesmo tempo em que enfrenta os desafios do presente, a Unimed JP se prepara para o futuro. “Nossa cooperativa vem passando por profundas transformações. Adotamos uma gestão mais ágil, participativa, profissional e pautada nos princípios da governança”, disse Gualter Ramalho.

Além de atualizar permanentemente o conhecimento de seus 2 mil colaboradores e de contar com um quadro de 1,8 mil médicos cooperados – entre os quais estão alguns dos mais respeitados profissionais da Paraíba -, a Cooperativa está investindo na rede de atendimento para garantir assistência cada vez melhor aos cerca de 150 mil clientes.

Hoje, a rede própria é formada pelo Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Hospital Pediátrico Unimed, Centro Médico Unimed – Zona Sul e Unidade Guarabira, além de serviços como o Dia a Dia, voltado para a assistência domiciliar. Os clientes contam também com um amplo e exclusivo programa de promoção da saúde.

A visão de futuro também passa pela sustentabilidade. A Unimed JP é signatária do Pacto Global, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e se comprometeu a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Perto de completar cinco décadas, a história do maior plano de saúde da Paraíba parece estar apenas começando.

História – A Unimed João Pessoa foi fundada em 16 de dezembro de 1971 por um grupo de 106 médicos liderados pelo oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, que hoje dá nome ao maior hospital próprio da Cooperativa.

Depois de ler um artigo publicado na revista “O Médico Moderno” sobre a experiência cooperativista dos médicos de Santos (SP), que em dezembro de 1967 criaram a primeira Unimed, Urquiza passou a alimentar o sonho de fundar uma cooperativa médica em João Pessoa.

Nos relatos, consta que não foi fácil, de início, motivar os colegas. Mas Urquiza era determinado e o sucesso de sua persistência pode ser constado, hoje, pela posição de liderança que a Unimed JP ocupa em todo o Sistema Unimed.