Linguagem
Produção!

Sementes de qualidade ajudam a aumentar os resultados da pecuária

A melhoria da produtividade das pastagens está diretamente relacionada com esse aumento da demanda.

O sucesso da pecuária depende de uma boa pastagem. Para que isso ocorra a escolha de uma semente de qualidade é de extrema importância, possibilitando muitas vantagens ao empresário rural.  Essa é parte de uma pesquisa da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A pesquisa foi realizada por Armindo Neivo Kichel.

Uma outra pesquisa do Instituto Internacional de Pesquisa e Fiscalização de Alimentos (IFPRI mostra que nos países desenvolvidos o consumo de carne e leite teve estabilidade nas décadas de 80 e 90, com tendência de manter esta estabilidade até 2020.  Por outro lado, nos países em desenvolvimento há previsão de um aumento de 50% no consumo desses produtos.

No ranking dos produtos mais consumidos aparece a carne, principalmente a bovina. Com isso, será necessário aumentar a oferta no mercado. A melhoria da produtividade das pastagens está diretamente relacionada com esse aumento da demanda. A disponibilidade de sementes de forrageiras é essencial e condicionante da sustentabilidade de sistemas de exploração da pecuária baseados em pastagens cultivadas. A qualidade dos insumos agrícolas ajuda a melhorar a produtividade.

O mercado brasileiro dessas sementes movimenta anualmente mais de 250 milhões de dólares, gerando cerca de 50 mil empregos no país. As sementes oriundas de cultivares lançadas pela Embrapa representam 60%, sendo 48% de braquiarão (capim-marandu) e 12% de mombaça e tanzânia.

O Brasil é destaque no mercado de venda de sementes. Segundo a Embrapa, a formação de pastagem ampliou a fronteira para exploração pecuária e agrícola. Antes sementes eram importadas da Austrália, mas atualmente o Brasil é o maior produtor de sementes de forrageiras tropicais do mundo e exporta para mais de 20 países.  




da Redação
da Redação