logo paraiba total
logo paraiba total

Unimed João Pessoa oferece Centro de Terapias Especiais para os clientes

21 de dezembro de 2020

Os clientes da Unimed João Pessoa contam com um serviço exclusivo que oferece tratamento completo para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras síndromes, o Centro de Terapias Especiais, que funciona em parceria com a Clínica Estima.

No espaço, uma equipe transdisciplinar, que busca alcançar e alterar a percepção, cognição ou comportamento dos pacientes, coloca em prática diferentes técnicas de abordagem. Além de TEA, são atendidos pacientes com Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo.

O projeto terapêutico é realizado de maneira exclusiva e individual. Cada programa é desenvolvido de acordo com as necessidades do paciente, considerando a capacidade de desenvolvimento de cada um. “A nossa missão é promover um excelente acolhimento e atendimento qualificado com novas técnicas de abordagem realizadas por profissionais de diversas especialidades”, explica o gestor de Serviços de Atenção Integral à Saúde e Ambulatoriais da Unimed JP, Heraldo Rocha. “Esta iniciativa tem como objetivo estreitar a conexão da Unimed João Pessoa com os usuários, acompanhando de perto a evolução dia a dia”, complementa.

Estrutura – O Centro de Terapias Especiais tem, aproximadamente, 550m² de área verde, ambientes confortáveis que permitem a prática de atividades educativas, terapêuticas, recreativas e integrativas. Além disso, há viveiro de pássaros, fazendinha, horta, parque, gramado para recreação, salas modernas e climatizadas, Centro de Terapia e espaço de acolhimento. A integração dos atendimentos em um único ambiente facilita e agiliza o tratamento.

A equipe é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, nutricionistas e especialistas em psicomotricidade, treino funcional, analistas de comportamento e acompanhantes terapêuticos. “Convidamos a todos que precisam do tratamento para conhecerem o projeto. Todas as atividades são executadas com dedicação e responsabilidade”, declarou Heraldo Rocha.
 
Como ser atendido – Para realizar o tratamento, é necessário solicitar autorização prévia no Viver Bem, setor que fica na sede da Unimed JP, na Torre. No local, uma equipe capacitada está pronta para esclarecer todas as dúvidas e agilizar os encaminhamentos. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O Centro de Terapias Especiais funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, na Avenida Pedro II, 1373, no Centro de João Pessoa. Os telefones são 3024-7222 e 9-9944-3297. 
 
Confira os principais projetos e atividades do Centro de Terapias Especiais:
 
Psicomotricidade – Por meio de atividades corporais, o paciente se desenvolve e descobre o mundo que o cerca, conectando os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida. O tratamento consiste em desenvolver as habilidades físicas, auxilia no desenvolvimento motor e traz a consciência de disciplina que o esporte representa.

Musicalização 
– Desenvolve a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a capacidade de sentir e distinguir estímulos sensoriais relacionadas à audição, o respeito a si próprio e ao grupo, a disciplina pessoal e o equilíbrio emocional.

Padovan – Trabalha de maneira dinâmica a organização neurofuncional, possibilitando o desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas.
 
Treino funcional – É direcionado para as dificuldades motoras, principalmente de planejamento motor. Utiliza diversas técnicas de treinamento, como força, equilíbrio de propulsão, lateralidade e corporeidade para o despertar de cada marco do desenvolvimento que não condiz com a idade cronológica do paciente.
 
Oficina de habilidades sociais – Voltada para o treino específico em habilidades sociais para melhorar a comunicação, a oficina utiliza o diálogo com a família e a sociabilização com o ambiente.

Mentoria de pais – Possibilita a interação entre o conhecimento dos pais e os processos terapêuticos desenvolvidos e aplicados aos pacientes, da continuidade da terapia e de trazer a família para perto, a fim de contribuir de forma prática no bem-estar, qualidade de vida e no desenvolvimento terapêutico da criança ou adolescente.

Mentoria de professores – Tem como propósito ajudar no desenvolvimento técnico do professor, contemplando desde manejos comportamentais até a utilização de tecnologia assistiva.

Pediasuit – Abordagem que trata pacientes com distúrbios neurológicos e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas. 

Fotobiomodulação – É um recurso complementar ao tratamento e auxilia na recuperação de inflamações, aumenta a força muscular, ajuda na readequação de postura e nas funções do sistema estomatognático, além de reduzir os níveis de fadiga.
 
Bandagem elástica – Auxilia no tratamento em fonoaudiologia, na aquisição e adequação das funções do sistema sensório motor oral, como deglutição, mastigação, postura de repouso dos lábios, assimetrias musculares. Além de acelerar o pós-operatório da cirurgia ortognática, é utilizado em casos de paralisia facial.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp