logo paraiba total
logo paraiba total

Nordeste se mantém como a região que mais pediu empréstimo para investir em empreendimento

21 de dezembro de 2020

O ano vai chegando ao fim, com muitas adversidades e desafios para os brasileiros. Cada pessoa enfrentou, de alguma forma, esta turbulência, causada principalmente pela covid. E é justamente sobre como os brasileiros reagiram a estes impactos que mostra o mais recente levantamento da Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online.

Em novembro, entre as principais justificativas para a solicitação de empréstimo apresentadas pelos brasileiros estão: pagamento de dívidas (39,2%), empreendedorismo (29,1%) e gastos com imóveis, que envolvem reforma, compra de mobília, refinanciamento ou até mesmo a compra de uma casa (13,7%).

“O que percebemos nos últimos meses foi o aumento de pessoas investindo nos seus negócios, novos ou já existentes, e também na compra de mobília e eletrodomésticos e eletrônicos. Algo que a pandemia, possivelmente, tenha contribuído, pois o empreendedorismo traz alguma renda para a família e os produtos possibilitam que as pessoas trabalhem de suas casas com algum conforto”, explica Marcelo Ramalho, CEO da Lendico. “Saber que estamos contribuindo para que as pessoas tenham alguma renda neste momento é muito importante para nós”, completa.

Outro dado interessante e que chama a atenção é a solicitação de crédito para o pagamento de dívidas. Figura no primeiro lugar no total de pedidos, mas quando comparamos com o mesmo mês de 2019, os pedidos para pagamentos de dívidas caíram de 43,6% para 39,2%.

Pagamento de dívidas

Pagar as dívidas geralmente foi uma das principais razões para solicitação de empréstimo na Lendico. Com taxas mais justas e personalizadas para cada cliente, as facilidades do serviço totalmente digital da fintech colocam a Lendico em posição de destaque quando comparada com bancos tradicionais.

Em novembro, a solicitação de crédito para pagamento de dívidas caiu 10% sobre o ano anterior. Entre os líderes na solicitação de crédito para o pagamento de dívidas estão os estados de São Paulo (43,9%), Paraná (43,8) e Rio Grande do Sul (41,5%).

Investimento na casa

Mais uma vez, o investimento na casa chamou a atenção no estudo da Lendico. Em novembro, este item foi responsável por 13,7% do crédito solicitado na fintech, crescimento de 19% sobre o mesmo mês do ano anterior, quando os empréstimos para este fim foram responsáveis por 11,5%.

Entre os Estados que lideram os empréstimos para investimentos no imóvel, destaque para Bahia, Pará e Rio de Janeiro, com 16,4%, 16,3% e 15,5%, respectivamente.

Empreendedorismo – negócio novo ou já existente

O que fica evidente a cada mês nesta pandemia é como o brasileiro tem solicitado cada vez mais empréstimo para investir em seu negócio, seja ele novo ou já existente. Em novembro, 29,1% foi para esta finalidade. Quantidade superior aos 27,3% do mesmo mês de 2019.

E assim como aconteceu nos meses anteriores, a região Nordeste continua puxando esta fila. Alguns dos estados que mais solicitaram crédito para investir na própria empresa ou em um novo negócio são Rio Grande do Norte (43,2%), Paraíba (41,6%), Sergipe (41,3%) e Ceará (37,3%).

“Em um momento delicado como o que o mundo enfrenta, poder destravar a vida financeira das pessoas, seja ajudando-a a investir no seu negócio, na sua casa, na compra de produtos ou até mesmo na organização de suas dívidas é um compromisso que a Lendico tem com seus clientes. Queremos ajuda-los a atingir seus objetivos e enfrentar os desafios que a pandemia nos proporcionou”, conclui Ramalho.