logo paraiba total
logo paraiba total

PIX traz benefícios para os pequenos negócios

29 de dezembro de 2020

Motivo de muita expectativa entre os usuários de serviços bancários, o Pix é o novo sistema de pagamentos eletrônicos do Banco Central, que permite a realização, em qualquer dia ou horário, de transações financeiras de forma instantânea e segura. Disponibilizada ao público há pouco mais de um mês, a nova forma de pagamento também pode ser utilizada pelos pequenos negócios, conforme destaca a analista técnica do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo. 

Segundo Márcia, o novo sistema foi criado para ser um meio de pagamento de uso amplo e bastante seguro. “É um meio de pagamento em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é realizado usando diferentes meios, como TED, cartão e boleto, poderá ser feito com o Pix”, pontuou. 

Ainda falando sobre o modelo de funcionamento do Pix, a analista do Sebrae explicou como ele pode ser utilizado. “O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone da sua lista de contatos, usando a chave Pix”, afirmou. 

Em relação aos pequenos negócios, Márcia Timótheo ressaltou que o novo sistema do Banco Central pode trazer benefícios aos empreendedores. “Os produtores de bens, varejistas e prestadores de serviços têm muito a se beneficiar com o Pix. Por ser uma transferência eletrônica instantânea, em ambiente seguro, ele se alinha ao ritmo do comércio e dos negócios em geral, pois não há necessidade de esperar o próximo dia útil ou a próxima janela de horário para receber um pagamento. Além disso, os custos são menores e há facilidade na integração com os softwares de automação e na conciliação de pagamentos”, declarou. 

Além da possibilidade de realizar e receber os pagamentos em qualquer dia ou horário, o Pix, que funciona para transações entre todos os bancos, fintechs e outras instituições de pagamento, apresenta outras vantagens para o mundo dos negócios, como o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado, reduzir os custos, aumentar a segurança, aprimorar a experiência dos clientes e promover a inclusão financeira.

“Como o Pix é um modelo com menos intermediários e as plataformas centrais são providas pelo Banco Central, o custo de aceitação é menor que o de outros meios eletrônicos. Ele é bastante interessante, também, para o comércio eletrônico, uma vez que a confirmação do pagamento é efetuada em poucos segundos, o que pode acelerar o processo de envio da mercadoria, facilitando a gestão do estoque e a logística. Em resumo, além de facilitar a gestão financeira das empresas, o Pix também é conveniente para o cliente”, acrescentou a analista do Sebrae Paraíba.