logo paraiba total
logo paraiba total

Parceria CNI e Caixa libera R$ 21 milhões em crédito para MPEs

30 de dezembro de 2020

Lançada em agosto para facilitar o acesso a crédito para micro e pequenos empresários, a parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Caixa Econômica Federal (CEF) movimentou R$ 21 milhões até novembro de 2020. O valor é resultado de 124 contratos firmados com apoio do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) em 21 federações das indústrias. Desses, 53% utilizaram a nova linha de crédito GiroCAIXA FGI, administrada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para o gerente executivo de Política Industrial da CNI, João Emilio Gonçalves, a parceria das instituições contribui para que as micro, pequenas e médias empresas superem a crise.

As indústrias contam com o apoio de profissionais especializados do NAC para orientação financeira a fim de identificar a melhor alternativa de crédito ofertada. Além das vantagens exclusivas da parceria entre CNI e CAIXA, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as condições vigentes para o público MPE inclui outras medidas de apoio que podem ser acessadas no portal do banco.

Entre as novidades, existe a possibilidade de suspender o pagamento das parcelas de diversas operações de crédito, capital de giro com garantia do FAMPE (parceria com o SEBRAE) e o GiroCaixa FGI com apoio do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) conforme PEAC – Programa Emergencial de Acesso a Crédito, instituído pela Medida Provisória nª 975/2020 de 01 de junho de 2020.

Para ter acesso ao crédito

Essas condições estão sujeitas à análise de risco de crédito, disponibilidade de recurso, bem como são válidas para empresas que tenham 12 ou mais meses de faturamento e garantias compatíveis com as exigidas que variam de acordo com a linha de crédito.

Os interessados em ter mais informações ou se cadastrar para acessar o crédito para micro, pequenas e médias empresas podem entrar na página do Núcleo de Acesso ao Crédito voltada para o programa.