logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça as áreas que mais contratam freelancers no Brasil

6 de janeiro de 2021

A pandemia de covid-19 fez aumentar uma categoria de profissionais que já vinha em expansão há alguns anos: os freelancers. Os “freelas” são profissionais autônomos, sem vínculo empregatício com empresas, portanto, prestadores de serviço independentes.

Segundo levantamento feito pela Workana, plataforma que reúne freelancers de diversas áreas em toda a América Latina, somente em 2020 foram adicionados mais de um milhão de novos usuários. De acordo com o relatório anual da plataforma, houve aumento de 33,8% na quantidade de oportunidades disponibilizadas em 2020 no comparativo com o ano anterior.

Três categorias de freelancers foram as mais contratadas em 2020, segunda a Workana. Profissionais de tradução e conteúdos abocanharam 37,74% das oportunidades na plataforma. Serviços de design e multimídia foram os segundo mais procurados, representando 34,61% das contratações. Profissionais de tecnologia de informação (TI) e programação representaram 15,61% dos contratos, sendo os terceiro mais procurados.

Tradução

Essa é uma área que está em franco crescimento graças ao esgarçamento das fronteiras do mundo e à ajuda da tecnologia. Fronteiras essas que caíram com o avanço da pandemia.

Muitas são as empresas com negócios internacionais que esbarram na barreira do domínio da língua. Dessa forma, profissionais de tradução passam a ser fundamentais tanto para a escrita como para a comunicação oral.

Para conquistar oportunidades de tradução não basta ser bom em algum idioma. O principal ponto é ser excelente no idioma nativo. Embora um diploma não seja necessário, muitas empresas optam por contatar profissionais com formação em Letras, por exemplo, para garantir também o domínio da língua portuguesa.

Design

Em segundo lugar em contratação vem a categoria de Design e Multimídia. O resultado positivo nas contratações no ano passado aconteceu porque muitas empresas tiveram que migrar para o digital, tornando necessária a criação de identidades visuais próprias para o ambiente on-line.

O designer, entre outras funções, é responsável pela criação e produção de animações para o meio digital, logotipos, marcas e embalagens, diagramação de jornais e revistas, criação visual de sites, blogs e banners além de planejamento e desenvolvimento de anúncios, panfletos, cartazes e vinhetas para a TV.

Trata-se de uma área bastante promissora para pessoas criativas, detalhistas, apaixonadas por tecnologia e com bom conhecimento técnico de produção artística, estética e diagramação.

Tecnologia

Embora o departamento de TI esteja bastante presente nas grandes empresas, a demanda por trabalhos freelancers nessa área tem crescido consideravelmente.

Esses profissionais estão sendo cada vez mais procurados por empresas de todos os portes para complementar o time principal, trazendo inovações e conhecimentos para que o trabalho ganhe em agilidade e eficiência.

Para quem tem formação nessa área, perfil para atuar remotamente e lidar com toda a instabilidade da vida de freelancer, algumas dicas podem ser úteis. Recomenda-se fazer cursos de atualização em linguagens de programação para web, aplicativos, segurança e gerenciamento de dados.

É importante também buscar conhecimento de empreendedorismo e gerenciamento de projetos, aprimorar o inglês e aprender sobre inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual e machine learning.

Vantagens e desvantagens

Quem opta por se arriscar nesse mercado, normalmente, está passando por alguma dificuldade financeira, está insatisfeito com o mercado tradicional ou com o atual emprego. Para embarcar nessa jornada é preciso uma boa dose de disciplina e organização.

As vantagens são muitas: menos tempo e dinheiro gastos no trânsito, liberdade para escolher o tipo de trabalho a ser feito e mais controle do próprio tempo são algumas delas. 

Mas também há ônus: instabilidade financeira, necessidade de organizar bem os horários para evitar excessos e perdas de prazos, encargos com a abertura de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), necessário ao trabalho freelancer.