Linguagem
Do Colégio Over

Enem: professor dá dicas para os últimos dias que antecedem as provas e revela possíveis temas da redação

Exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Foto: divulgação
Manter o foco, a disciplina e a tranquilidade na semana que antecede a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é essencial para se sair bem na avaliação. De acordo com o Carlos André, especialista em Enem e fundador do Over Colégio e Curso, um dos dez melhores do Brasil segundo o Ministério da Educação, é importante revisar o conteúdo e focar na resolução de questões das provas anteriores. 

“Há algumas dicas que parecem simples, mas fazem toda a diferença. Para aqueles que se desgastaram muito e se sentem exaustos na reta final, é importante praticar exercícios que vão proporcionar uma sensação de relaxamento, como massagem, acupuntura ou aulas de yoga. Além disso, cronometrar o tempo e treinar o uso da máscara ao responder provas de edições anteriores são alertas importantes”, conta.

Por ser um público jovem, é comum sair para relaxar e chegar muito cansado no dia, o que pode afetar o rendimento, segundo o especialista. “Também há aquelas pessoas que só agora percebem que estamos às vésperas do exame e aí percebem que precisam se esforçar ao máximo. Por isso, é fundamental que o aluno se dedique o ano todo e esteja revisando as matérias. Desta forma, não há surpresa na avaliação”, orienta.

Segundo Carlos, outra dica é saber onde fica o local da prova e o melhor caminho com bastante antecedência, para evitar trânsito. Ele lembra que também deve haver atenção em relação aos metais que o aluno carrega, como moedas nos bolsos, que o candidato pode levar durante a prova, quando for ao banheiro. “São detalhes que já fizeram muitas pessoas perderem a prova. Caso o detector apite, o candidato estará desclassificado, independente do que estiver carregando”, diz o especialista. Carlos alerta para uma mudança inédita - que surgiu em função da pandemia do coronavírus. “O uso obrigatório de máscara de proteção é algo que pode afetar o rendimento de quem não está acostumado, por isso, é preciso estudar usando a proteção para não sentir tanta diferença na hora da avaliação”.  

Outra orientação importante é a alimentação antes das provas. “O estudante deve manter a dieta normal e evitar refeições pesadas. A prova acontece em um período incômodo para a maioria das pessoas, afetando o horário do almoço. Por isso, indicamos que o estudante leve uma barrinha de cereal ou frutas, por exemplo, para consumir durante a avaliação”, aconselha Carlos.

Redação — Um dos pontos de atenção em todas as edições do Enem é a redação. Segundo Carlos, os candidatos devem deixar de tentar adivinhar o tema e focar nas regras que geram a pontuação. “É importante o aluno conhecer as competências avaliadas, as técnicas para se construir uma boa redação. Um bom escritor está preparado para conseguir uma boa nota com qualquer tema”, afirma. Apesar disso, ele conta que os professores, pela experiência, tentam antecipar os temas. “Para este ano, temos alguns possíveis temas, como ‘A importância do SUS para a garantia à saúde no Brasil’; ‘Saúde mental: Cyberbullying, depressão e suicídio’, ‘Cultura do cancelamento’, ‘Movimento antivacina e ressurgimento de doenças erradicadas no Brasil’, ‘Homeschooling - vantagens e desvantagens da educação à distância para a formação básica’, ‘Alfabetização na infância’, ‘Investimentos na formação de professores’ e ‘A telemedicina no Brasil’. Além disso, outros temas podem ser escolhidos, como ‘A dificuldade de universalização do saneamento básico no Brasil’, ‘Novo normal’, ‘Relação entre desmatamento e o surgimento de novas epidemias’, ‘Ensino à distância’, ‘Consumismo pós-pandemia, ‘O combate aos maus-tratos a animais’ e ‘O perigo da crise hídrica no Brasil’”, elenca o especialista. 

Em João Pessoa, o Over Colégio e Curso fica na Av. Senador Ruy Carneiro, 405, no Brisamar. Para mais informações, os telefones são (83) 3506-6221, (83) 99386-1061 e (83) 99385-0373. O site é o www.overcolegioecurso.com.br. No instagram, @overjoaopessoa.




assessoria