Confira dicas para manter a visão saudável
22/01/2021 | 16h27min“Nunca imaginei que essa quarentena fosse durar tanto”.
Essa é uma das frases que mais se ouve dos brasileiros hoje em dia. Caminhando
para o 11º mês de quarentena, entre indas e vindas, o isolamento social em
razão da pandemia ainda não tem data certa para acabar – mesmo com o inicio da
vacinação no Brasil.
Por conta dessa realidade, muitos profissionais viram suas vidas ficarem de ponta cabeça. Para muitos, o home office, pratica ainda pouco difundida entre os principais mercados de trabalho do país, foi a saída mais fácil. Para outros, o desemprego e a necessidade de buscar novas fontes de renda.
Além disso, as horas de lazer dentro de casa – ou do apartamento – significavam, quase sempre, horas de maratona na Netflix ou em algum outro serviço de streaming. Ou, ainda, páginas e mais páginas de e-books no Kindle – que ganhou grande popularidade entre os leitores no último ano.
Ou seja, se o brasileiro já era um dos povos que mais passavam tempo em frente ao celular conferindo as redes sociais, com o isolamento social, essa estatística só aumentou.
E, além da ansiedade e de outros fatores de saúde que já vem sendo bastante comentados como consequências da pandemia, a saúde ocular também registrou importantes alterações.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) calcula que até 90% dos usuários de computador por mais de três horas diárias apresentam algum tipo de sintoma relacionados à SRVC.
Além disso comunidade médica, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, neste mês de janeiro, estima que quase metade da população mundial seja míope antes de 2050. E foi observado não só o aumento do número de pacientes com o distúrbio, como também, entre 2019 e 2020, um crescimento considerável na intensidade do problema naqueles que já o tinham. Isso significa que, os brasileiros que já utilizavam óculos ou lentes de contato antes da pandemia registraram um aumento médio de 0.3 graus.
O uso desenfreado da tecnologia, seja para trabalho ou lazer, acelerou o processo daquilo que, de acordo com oftalmologistas, pode se considerar uma pandemia de miopia.
Mas nem tudo está perdido. A SOB organizou uma lista de recomendações para evitar problemas como a síndrome do olho seco e piora nos problemas oculares.
Entre as dicas estão: a realização de pausas do uso de telas por 5 a 10 minutos a cada hora, a utilização de colírio hidratante de 2 a 4 vezes ao dia, e o cuidado de não tocar os olhos com as mãos sujas ou com higienizadas com álcool em gel, o que pode causar irritação ocular.
Aqueles que têm graus altos e não dispensam o uso de lentes de contato devem redobrar os cuidados de higienização das mesmas e mantê-las sempre hidratadas. Conheça as lentes de contato Acuvue e descubra o conforto e a praticidade que elas podem trazer para o seu dia a dia, seja no home office ou na hora de maratonar a sua série preferida.
da Redação
da Redação
Outras Notícias
- Nota Fiscal Avulsa garante formalização da prestação dos serviços e pode ser feita online Publicado há 2 hours ago
- Grupo de educação em saúde da Unimed JP tem programação especial no mês da mulher Publicado há 2 hours ago
- Programação do 1º Fórum Nacional Responsabilize-se discutirá direitos humanos em contexto empresarial Publicado há 2 hours ago
- Mulher cervejeira é tema de homenagem do Pão de Açúcar Publicado há 2 hours ago
- Marca investe em realidade aumentada no YouTube para driblar limitações de distanciamento social Publicado há 7 hours ago