Linguagem
Destaque

A Ferreira Costa dá dicas de como fazer pequenas reformas

A quarentena despertou em muita gente a vontade de reformar ou redecorar a própria casa

Foto: divulgação
Se o conceito de DIY, termo em inglês para “do it yourself” ou “faça você mesmo” já estava em alta nos últimos anos, com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, ele se tornou uma ótima forma de aliviar o estresse, economizar dinheiro e trazer ocupação no tempo livre em quarentena. 

E nessa pandemia, o difícil é encontrar quem não mudou (ou teve o desejo de mudar) pelo menos um item sequer de decoração ou da configuração da casa. Mais do que mera percepção vinda dos inúmeros vídeos e postagens nas redes sociais de amigos que se aventuram no “Faça Você Mesmo”, pintando a casa ou aprendendo bricolagem on-line para fazer pequenas reformas, os números do setor embasam a certeza de que ficar confinado em casa é, sim, um convite à mudança. 

Esse movimento transformou a relação de muitas pessoas com suas casas. De um dia para o outro, lares se transformaram em improvisados escritórios, salas de aula, academias, restaurantes, cinemas e outros tantos espaços. 

E a Ferreira Costa dá dicas de como deixar cada canto do lar com ar de revitalizado, apenas com muita criatividade e inspiração. Afinal, nossa casa é o reflexo da nossa essência, onde cada ambiente diz sobre nossa personalidade, gostos e estado de espírito. 

Que tal trazer mais cor para a casa? A pintura de paredes muda completamente o ambiente e traz mais vida para um espaço que estava esquecido. O bacana da pintura é que ela pode ser um trabalho que reúne toda a família e rende momentos de lazer e distração. Se você mora sozinho pode fazer o trabalho em etapas. A dica do Home Center Ferreira Costa é o de escolher com calma a cor que deseja e que mais se adeque ao que pretende para o seu lar. 

Reformar os seus móveis também é uma boa pedida. Sabe aquele móvel esquecido e sem graça? Ele pode ganhar uma nova roupagem e se tornar uma peça incrível com uma reforma feita por você mesmo. 

Outra dica da Ferreira Costa é trocar o piso. Quando se pensa em obra, muitas vezes vem aquela imagem de bagunça, pó, sons de marretas e pisos quebrados. Mas, hoje em dia é possível fazer esse tipo de reforma sem toda essa quebradeira. Um piso bastante usado e que proporciona diversos benefícios é o piso vinílico. Ele é confortável, prático, resistente e bonito. É de rápida instalação, e só precisa colocar um piso sobre o outro. Além de fácil limpeza, basta apenas passar um paninho (resistente a manchas e não precisa de cera). Conforto acústico e térmico ecologicamente correto, além de cores e formatos diferenciados (agradando a todo o tipo de público). 

O cimento queimado é outra técnica que pode ser feita de maneira simples e pode ser usada tanto na parede quanto no chão. Ela consiste basicamente em misturar a massa corrida com a água e depois adicionar o pigmento. O passo seguinte é só passar a mistura na parede. São duas de mãos (com intervalo de mais ou menos quatro horas) e ao final, quando estiver tudo bem sequinho, basta lixar. Esse procedimento pode ser feito com tinta ou cimento. E no Home Center Ferreira Costa, você pode encontrar opções prontas e que podem ser pigmentadas na máquina de cores, saindo do comum e criando um efeito de cimento queimado colorido. 

E por falar em pequenas reformas, você já percebeu que com o passar do tempo, o rejunte dos azulejos vai ficando amarelado, chegando até mesmo a esfarelar em alguns casos? Embora pareça apenas um pequeno detalhe estético, fato é que os buraquinhos no rejunte podem facilitar a quebra do azulejo e favorecer o aparecimento de bolor. A dica do Home Center Ferreira Costa é o Rejunte acrílico. Com a pistolinha, basta aplicar no local desejado e em apenas 24h, está pronto. Qualquer pessoa pode aplicar de tão fácil que é. 

Já pensou em criar painéis de tv, cabeceiras de cama ou até mesmo mudar o banheiro ou a cozinha? Uma dica simples e prática são as pastilhas adesivas. Elas são um ótimo recurso para transformar alguns ambientes da casa de forma rápida, prática, e a melhor parte: sem sujeira. As pastilhas adesivas são aquela solução “faça você mesmo” que conquista pela facilidade. Para aplicar, basta: Limpar a superfície com um pano úmido e água ou álcool; depois, secar bem a superfície com um tecido que não solte “pelinhos”; em seguida, retirar o plástico protetor do adesivo; fixar as pastilhas na superfície desejada; apertar bem a pastilha adesiva sobre a superfície para garantir a aderência; após a aplicação, retire o plástico que vem sobre as pastilhas. 

E para os amantes de quadros e porta-retratos de parede, e não tem a menor intenção de furar, a Ferreira Costa aconselha o uso de fita dupla face. Se enjoar e quiser trocar de lugar, não precisa ficar se preocupando em fechar os furinhos. 

O uso de papel de parede também é uma boa dica para quem pretende mudar. É de fácil aplicação e você encontra para todos os tipos de gosto. E no Home Center Ferreira Costa, você pode encontrar diversos produtos para reformar e decorar o seu lar. Tanto nas lojas físicas quanto no www.ferreiracosta.com. Tudo para você se inspirar e criar e continuar colocando a mão na massa.




Assessoria