logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista dá dicas de como preparar refeições práticas e nutritivas

11 de fevereiro de 2021

A rotina agitada e as responsabilidades do dia-a-dia refletem na qualidade da alimentação. Quando a falta de tempo interfere na rotina alimentar, as pessoas buscam os fast foods e lanches industrializados, pobres em nutrientes. Para ensinar refeições práticas aos clientes, como acondicionar os ingredientes, as porções adequadas e como elaborar um cardápio saboroso e saudável, a Unimed João Pessoa vai promover a oficina “Marmita Saudável — praticidade, saúde e sustentabilidade”. A atividade on-line é exclusiva para beneficiários da Cooperativa e acontece no dia 25 de fevereiro, das 14h30 às 16h.

Segundo a nutricionista Paula Bacalhau, da equipe de Promoção de Saúde da Unimed JP, levar as refeições para o trabalho, faculdade e passeios é uma solução prática, saudável e econômica. “Desta forma, é possível comer bem com um ótimo custo-benefício e ainda contribuir com a saúde e qualidade de vida”, comenta.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma boa nutrição ajuda a proteger contra as doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, problemas cardiovasculares, AVC e câncer. A especialista explica que o planejamento geral, incluindo a elaboração do cardápio e lista de compras, ajuda a manter as refeições variadas e saborosas. “A marmita deve conter carboidratos, principalmente os complexos, gorduras boas, proteínas, vegetais, frutas, verduras e hortaliças”, aconselha. Segundo a especialista, os alimentos ultraprocessados devem ser evitados por apresentarem um alto nível de ingredientes artificiais. “O consumo desses alimentos está associado ao aumento das doenças crônicas como obesidade, problemas cardiovasculares e metabólicos”, alerta.
 
Acondicionamento – A especialista orienta que o material mais adequado para guardar as refeições é o vidro, mas também existem outros recipientes livres de Bisfenol A (BPA). “Essa substância é potencialmente tóxica ao organismo, e é preciso evitar contato com alimentos quentes ou levar ao micro-ondas”, diz Paula. “Os participantes da oficina também irão aprender a como organizar os alimentos na marmita, evitando o contato de crus com cozidos”, adianta a nutricionista. 
 
Como se inscrever – Para garantir a vaga na oficina “Marmita Saudável — praticidade, saúde e sustentabilidade”, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa (https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor). Ao se inscrever, o cliente vai ser inserido em um grupo de WhatsApp, onde receberá todas as instruções para participar. Na seção, também é possível conferir outros grupos e oficinas gratuitas que são oferecidas pela Cooperativa no mês de fevereiro. Todas as atividades são exclusivas para clientes.