logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista orienta empreendedores sobre planejamento financeiro com base em projeção de vendas

12 de fevereiro de 2021

Embora o planejamento financeiro de 2020 tenha sido afetado de forma avassaladora para alguns negócios devido à pandemia, o ano de 2021 traz a previsão de um cenário econômico um pouco mais estável, segundo alguns especialistas. Para o diretor da Conpay, Leandro Xavier, os empreendedores devem focar em um bom planejamento para manter o equilíbrio financeiro das empresas e iniciar um novo ciclo com as contas em dia e organizadas. 

Segundo ele, na hora de fazer o planejamento financeiro, o empresário deve ter em vista alguns pontos como projeções de compras mais conservadoras, vendas com parcelamento mais flexível, sistemas diferentes de delivery, renegociação de valores e parcelamento com fornecedores. 

A projeção de vendas da empresa deve ser feita tendo como base três possíveis cenários: um realista, previsto no planejamento, um pessimista, com redução de vendas ou aumento de preços, e um cenário otimista, com aumento de vendas ou redução dos preços.

O especialista explica que todo planejamento deve começar com a projeção de vendas e, para isso, é importante conhecer o cliente, os produtos, os substitutos dos concorrentes e saber como você deve se comunicar para vender mais.

“Os empreendedores precisam entender até que ponto podem arriscar. Muita compra de estoque significa mais necessidade de capital de giro, e consequentemente uma necessidade de venda maior. Para preservar o capital de giro e reduzir juros, é importante tentar trocar as dívidas de curto prazo por dívidas de longo prazo”, aponta o especialista.

Leandro Xavier também destaca que o empreendedor deve estar atento à possibilidade de aumento de vendas. “O cliente vai optar pela compra do produto ou serviço onde ele sabe que atende suas expectativas. No entanto, há várias formas de superar as expectativas, como facilidades ao parcelar suas vendas. Além disso, dependendo do que você tiver vendendo, pode até ser aceito pelo cliente um parcelamento com juros ao portador, ou seja, o empreendedor receberá o valor total”, diz.