logo paraiba total
logo paraiba total

Veja como o BIM pode impulsionar a construção 4.0 no Brasil

12 de fevereiro de 2021

Com uma presença digital cada vez mais forte, a Feicon tem lançado ferramentas virtuais e abordado temas que integram os diversos elos da cadeia de construção civil para desenvolvimento da indústria. A feira acaba de inaugurar a temporada 2021 de podcasts na plataforma Feiconnect com uma abordagem sobre como a ferramenta BIM (Building Information Modeling) pode impulsionar a construção 4.0 no Brasil.

O episódio conta com a participação de Leonardo Santana, analista de produtividade e inovação e responsável pelas ações de BIM na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Logo de partida, o especialista deixa claro que a metodologia BIM tem muito a ver com processos e não só com softwares, como acredita ainda boa parte do mercado.  

Softwares ou programas são partes importantes da metodologia, mas não são o modelo em si. BIM é a integração de tudo o que envolve o ciclo de vida de um empreendimento, incluindo tecnologia, pessoas, fluxo de informações e comunicação entre os envolvidos. Cada parte da construção tem um modelo BIM próprio, como o estrutural, arquitetônico, elétrico, hidráulico etc. A junção dos modelos individuais compõe o chamado modelo federado”, explicou.

O BIM vem se consolidando como uma ferramenta importante no conceito de construção 4.0. No podcast, Leonardo comenta sobre tecnologias que já são utilizadas com grande êxito no setor, como drones para monitoramento de obras, caminhões autônomos em áreas de mineração, robôs de demolição e a realidade aumentada, além de explicar como o BIM soma ao conjunto de soluções para a indústria.

“O BIM faz parte da transformação digital da construção civil, contribuindo para obras mais eficientes, sustentáveis e produtivas. A partir das análises das informações contidas em um modelo é possível ter uma base confiável para tomada de decisões, gerando projetos mais inteligentes, competitivos e com menos desperdício”, completou.

O episódio, que tem pouco mais de 17 minutos, ainda traz a visão da ABDI sobre temas como o momento do BIM no Brasil, desafios e perspectivas para o curto prazo, o movimento “Democratizando BIM”, cases e informações sobre o curso digital gratuito oferecido pela Agência. O internauta pode ouvir o conteúdo direto da plataforma Feiconnect: Podcasts (feicon.com.br)

Serviço

Podcast: Como a ferramenta BIM pode impulsionar a construção 4.0 no Brasil?

Convidado: Leonardo Santana – Analista de produtividade e inovação da ABDI

Como ouvir: Direto da plataforma Feiconnect (gratuito)

EndereçoPodcasts (feicon.com.br)