logo paraiba total
logo paraiba total

Em parceria com a UFPB, ONG desenvolve projeto de criação integrada de peixes e hortaliças

24 de fevereiro de 2021

Criar e desenvolver alternativas sustentáveis para o desenvolvimento de comunidades do interior da Paraíba e incentivar os moradores a manterem atividades no meio rural são algumas das missões da ONG Milagre Sertão que, mesmo diante da pandemia da covid-19, não parou de desenvolver projetos em prol das famílias carentes. Uma das iniciativas que tomaram forma neste período foi a montagem do projeto piloto de um sistema de aquaponia em parceria com o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Planejado e desenvolvido em conjunto com as duas equipes, o projeto tem o objetivo de instalar um sistema de aquaponia para gerar sustento e renda para as comunidades beneficiadas. “É um sistema de cultivo que conecta a criação de peixes e camarões, por exemplo, com a produção de plantas sem solo, com raízes submersas na água. Desta forma, a demanda de água será baixa, não haverá químicos e a família terá eficiência na produção. Estamos estudando todos os indicadores para poder colocar em prática com todos os dados alinhados”, conta Rodrigo Bittencourt, voluntário da ONG Milagre Sertão.

De acordo com ele, a implementação tem baixo custo e poderá suprir as necessidades de famílias com até quatro pessoas. “Haverá um único fluxo de água e as fezes dos peixes serão reaproveitadas como fertilizantes. Além disso, como as hortaliças são criadas na água e sem nenhum produto químico, a montagem e operação tem um excelente custo-benefício, fácil manutenção e necessita de pouquíssima água para funcionar”, explica. 

Ainda em processo de teste, o sistema promete proporcionar diversos benefícios nas comunidades. “A ideia é controlar todas as variáveis e testar diferentes modelos de fluxo, de montagem, de culturas e métodos de acompanhamento para chegarmos a um modelo ideal. A expectativa é que no meio do ano nós já tenhamos a finalização do projeto para que, a partir daí, seja possível levar para as comunidades no interior do estado, como alternativa para geração de renda”, comenta Rodrigo. De acordo com o voluntário, a primeira comunidade a ser beneficiada será Xique-Xique, em Monteiro. “As nossas ações e todos os projetos são a longo prazo, nós acompanhamos de perto o desenvolvimento de cada famílias após as nossas visitas e isso é muito importante para todos nós. Já acompanhamos a comunidade há três anos e, com certeza, esta iniciativa vai mudar ainda mais a vida das famílias que lá vivem e depende de ações como essa para se sustentarem”, conta. 

Sobre o Projeto Milagre Sertão – A partir da iniciativa de um grupo de jovens para levar mantimentos às famílias do interior paraibano surgiu a ideia do Projeto Milagre Sertão. A primeira ação aconteceu de forma espontânea e se tornou fonte de inspiração e incentivo para uma pesquisa maior sobre o tema, que revelou as causas reais das necessidades existentes. Fundada em 2013, com sede em João Pessoa, a ONG promove soluções eficazes no desenvolvimento de sistemas sustentáveis por meio do empoderamento das famílias que sofrem com os efeitos da seca levando doações de alimentos, roupas, brinquedos e outros itens de necessidade básica, além de oferecer serviços de apoio à comunidade, como temas em empreendedorismo, soluções agrícolas e atendimento médico-odontológico.

Além disso, o projeto tem uma linha de atuação baseada na busca por soluções efetivas e duradouras contra os efeitos da seca, como a implantação de sistemas de comércio solidário sustentável, instalação de poços, cisternas, realização de cursos de capacitação para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e consequente amenização dos efeitos desse fenômeno natural.

A ONG Milagre Sertão fica na Rua Antônio Rabelo Júnior, nº 81 Sala 01 e 02 – Miramar. Outras informações, no site milagresertao.org/, no (83) 3021-9891 e no instagram @milagresertao.