logo paraiba total
logo paraiba total

Imposto de Renda Pessoa Jurídica 2021 deve ser declarado até 30 de abril

24 de fevereiro de 2021

O Brasil possui hoje 19,7 milhões de empresas ativas, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal. E todas devem fazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) até o dia 30 de abril de 2021. Negócios abertos no último ano irão declarar pela primeira vez e é preciso que fiquem atentos aos prazos, detalhes de cada segmento e organização das informações necessárias para a declaração do IR. 

O IRPJ é obrigatório e uma maneira das empresas prestarem contas à Receita Federal sobre seus resultados e lucros e evitar sonegação. O administrador Fillipe Piomonte, gerente comercial do YpControl, plataforma digital de gestão financeira para micro e pequenas empresas, explica os principais pontos para não perder o prazo e ficar por dentro de todos os detalhes do IRPJ 2021.

“É importante que a empresa tenha uma boa gestão financeira durante todo o ano para minimizar os riscos de erro e problemas na declaração. Hoje, existem sistemas financeiros práticos e completos, que agregam todas as informações financeiras do negócio de forma organizada, com emissão de relatórios que podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar, facilitando a gestão, mitigando erros e agilizando os processos,” destaca Fillipe Piomonte.

Prazos do IRPJ 2021

As empresas têm até 30 de abril para emitir a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Para isso, devem entrar no site da Receita Federal e baixar o programa do IRPJ 2021.A perda do prazo pode acarretar multa de pelo menos R$165,47 e até 20% do imposto. 

“Nesse processo, é importante lembrar que o declarante deve preencher as informações com o maior número de detalhes possível, para evitar problemas futuros,” aconselha Fillipe. 

Alíquotas do IRPJ 2021

A alíquota paga pela empresa varia de acordo com o segmento. Em geral, são cobrados 15% sobre o lucro real da empresa e o declarante deve incluir dados de pagamentos efetuados e recebidos ao longo do ano.

“O IRPJ pode confundir o declarante, especialmente pela quantidade de informações solicitadas. Por isso, empresas que investem em um sistema de gestão financeira possuem maior facilidade na hora da declaração: as informações estão acessíveis e organizadas,” detalha Fillipe.

Projeção de Alíquota por segmento:

·Pessoas jurídicas comercial ou civil – 15% sobre o lucro real;

·Empresas concessionárias ou serviços públicos de energia elétrica e telecomunicações – 6% do lucro inflacionário acumulado;

·Empresas de saneamento básico – 6% do lucro real;

·Empresas de transporte coletivo – 6% do lucro real.

Quem deve declarar o IRPJ

O IRPJ é uma obrigação de todas as empresas com CNPJ ativos. Deve ser declarado anualmente e possui quatro modalidades diferentes, de acordo com o enquadramento da empresa e o faturamento. Pode ser Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado, além do Simples Nacional e MEI. Veja os grupos que devem declarar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica 2021:

·Empresas que efetuam pagamentos a outras e que incidem sobre impostos como CSLL e Cofins;

·Pessoas Jurídicas que têm Imposto de Renda retido na Fonte;

·Empresas ou proprietários que destinam valores para o exterior;

·Pessoas físicas que pagaram seus rendimentos no ano anterior.

Atenção aos detalhes no preenchimento da declaração

É comum algumas empresas atrasarem a entrega da declaração do IRPJ por falta de organização e informações referentes a notas fiscais, recibos, comprovantes, entre outros. O ideal é organizar os dados com antecedência e prestar muita atenção para evitar erros de digitação, pois uma informação inconsistente pode comprometer toda a declaração da empresa e gerar prejuízos. 

“Os sistemas de gestão financeira facilitam muito a vida do empreendedor e dos contadores. Eles são práticos, automatizam vários processos, evitam erros e retrabalhos e podem ser integrados aos módulos de emissão de boletos e notas fiscais, reunindo toda a informação financeira da empresa em um único lugar”, conclui o gerente comercial do YpControl.