logo paraiba total
logo paraiba total

Vórtx inova em plataforma que vai automatizar informe de rendimentos para investidores

26 de fevereiro de 2021

A Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado financeiro, lança, no próximo dia 28, uma plataforma para automação de informes de rendimento do mercado de capitais. A empresa pretende reunir informações de todos os fundos pelos quais é responsável pela administração e escrituração com mais transparência, agilidade e simplicidade para o investidor.

De acordo com Juliano Cornacchia, CEO e cofundador da Vórtx, a iniciativa, embora seja voltada aos investidores, foi pensada como uma forma de resolver dois problemas de uma única vez, primeiro cumprir uma obrigação legal decorrente dessas atividades, que é a entrega do informe de rendimentos e aproveitar para dar aos investidores esse mesmo dado de forma digital e on line, contribuindo para simplificar a vida dos investidores dos nossos clientes. Ou seja, aquela informação que os investidores recebiam uma vez por ano pelo correio dos seus administradores, a partir de agora ela é disponível diariamente e de forma digital.

“A Vórtx nasceu da vontade de simplificar o mercado de capitais, apostando em produtos que automatizam e proporcionam um fluxo mais acessível e transparente de informações”, comenta Juliano. “Nossa ideia com o projeto é mostrar que a tecnologia pode ser uma aliada no controle das ações, reunindo, em um único lugar detalhes de todos os fundos que administramos. Do lado do investidor, ele consegue visualizar e trabalhar dados com mais agilidade. Temos mais funcionalidades que vão estar na plataforma, a idéia é fazer que todo o processo burocrático que os administradores tem que interagir com investidores seja mais fácil e simples, na próxima etapa de evolução da plataforma, vamos trazer as funcionalidades de assembleias para dentro dela, que já é uma solução proprietária.” explica.

A plataforma inicialmente nasce focada em atender o universo de fundos que a Vórtx administra, com destaque para os Fundos Imobiliários (FIIs), dos quais a empresa administra mais de R$ 12 bilhões em ativos para aproximadamente 1 milhão de investidores, o que representa um terço dos investidores em FIIs do país.

Vale ressaltar que a Vórtx não oferece nenhum produto financeiro próprio, não faz gestão de portifólios, basicamente, é uma grande empresa de processamento para as casas que fazem esse tipo de serviço. O objetivo é simplificar a vida dos seus clientes e de seus investidores.

O acesso à plataforma será disponibilizado gratuitamente em parceria com os fundos de investimento e, em paralelo, a Vórtx vem se apresentando aos investidores como forma de familiarizá-los aos processos de administração. No dia 18 de fevereiro, a empresa iniciou o convite para o cadastro dos investidores na plataforma, por meio de comunicação dirigida e pessoal.