logo paraiba total
logo paraiba total

Moradores da Capital começam a utilizar serviços dos Centros de Testagem para Covid-19

1 de março de 2021

No primeiro dia de funcionamento, os dois Centros de Testagem para Covid-19, inaugurados nesta segunda-feira (1), pela Prefeitura de João Pessoa, receberam moradores de diversos bairros da Capital. Localizados em Mangabeira, na Escola Municipal Zumbi dos Palmares e, em Manaíra, na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, os locais ampliam o acesso da população aos testes para detecção da doença, além de reforçar as medidas de proteção e prevenção ao vírus.

Os Centros atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, sem pausa para almoço, por demanda espontânea e em ordem de chegada, desde que a pessoa esteja com algum sintoma de síndrome gripal. No local, o usuário passará por uma triagem para definir o tipo de teste que será realizado, podendo ser o teste rápido ou RT-PCR/SWAB. Em seguida é encaminhado para a realização do teste e atendimento médico. Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

De acordo com a Diretora de Atenção à Saúde, da prefeitura, Rayanna Coelho, os Centros reforçam a rede de combate à Covid em João Pessoa.

“Com os centros de testagem conseguiremos quebrar a cadeia de transmissão do vírus, evitando que ele circule já que identificamos uma pessoa infectada e deixamos esse contaminado em casa, ficando em casa essa pessoa não irá contaminar outras. Além disso, conseguiremos desafogar as Unidades de Pronto Atendimento, já que muitas pessoas buscavam assistência nesses locais apenas para realizar a testagem”, explica Rayanna.

Uma das primeiras pessoas a utilizar o Centro de Testagem foi Estephanny Santos, 22 anos. Ela ficou sabendo sobre o serviço através das redes sociais da Prefeitura e na manhã desta segunda-feira compareceu à unidade de Mangabeira. “Minha mãe testou positivo e comecei a ter os sintomas também, quando vi que ia ter esse Centro resolvi vir e gostei bastante, tudo muito bem organizado e uma iniciativa muito boa, abrir um Centro desse ainda mais perto da gente e que funciona bem”, elogiou a atendente bancária

Atendimentos – Juntos, os dois Centros de Testagem tem capacidade para realizar 500 testes do tipo RT-PCR/SWAB por dia, podendo chegar até 600 testes. Além da grande capacidade de realização de testes rápidos. Em cada local, estão envolvidas três equipes de coletadores de Swab, totalizando 20 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de apoio e motorista.

“É importante reforçar que mesmo com a abertura dos Centros de Testagem, na atenção básica temos 30 unidades de saúde que seguem realizando o teste SWAB normalmente. Portanto, mesmo que os Centros não estejam próximos de toda a população, vai ter uma unidade disponível para teste perto da sua casa”, conclui a diretora de atenção à saúde.

Localização dos Centros:

Mangabeira: Escola Municipal Zumbi dos Palmares – Rua Rita Xavier de Oliveira;

Manaíra: Escola Municipal Seráfico da Nóbrega – Rua Ubirajara Targino Botto, Nº 36.