logo paraiba total
logo paraiba total

Descubra três motivos para investir na ferramenta e diminuir os impactos provocados pela pandemia

2 de março de 2021

Enfrentando há cerca de um ano os impactos provocados pela pandemia do coronavírus no Brasil, os empreendedores de pequenos negócios continuam buscando alternativas para se reinventar no mercado e driblar a crise econômica desencadeada pela elevada disseminação do vírus no país. Entre os diversos recursos disponíveis para esses empreendedores, um importante aliado é o marketing digital, cujas técnicas e ferramentas podem ser utilizadas por diferentes modelos de negócios, nos mais diversos segmentos de atuação do mercado.  

Por essa razão, considerando a versatilidade desse recurso e o seu potencial para a geração de resultados, o Sebrae Paraíba destaca três motivos para que o empreendedor aposte no marketing digital. O primeiro deles está relacionado com o baixo custo inicial de investimento.  

Considerando a diversidade de ferramentas e estratégias existentes, é viável para o empresário, por exemplo, escrever textos que possam projetar, de forma gratuita, o seu negócio nos mecanismos de busca. Além disso, com um orçamento razoavelmente baixo em relação a outros formatos de anúncios, o empreendedor pode fazer testes em campanhas promocionais nas redes sociais, otimizando a conversão até obter retorno e utilizando parte do lucro líquido para reinvestir, deixando para aumentar os gastos apenas quando houver receita. 

Outro importante motivo para investir no marketing digital é a possibilidade de mensurar os dados. Considerando que a maior parte das ações que podem ser adotadas no ambiente digital é mensurável, o empresário consegue entender o que está dando retorno de investimento, assim como formular hipóteses e experimentos para aumentar as vendas e otimizar os investimentos.  

Já o terceiro motivo para apostar no marketing digital está na acessibilidade de suas técnicas e ferramentas. Por ser um universo bastante democrático, o empreendedor tem a oportunidade de conversar com o seu cliente através do e-mail ou das redes sociais, atraindo novos públicos de forma menos invasiva, produzindo conteúdo de qualidade e optando por canais mais acessíveis do que os meios tradicionais de aquisição. Além disso, utilizando uma linguagem adequada, o negócio ainda pode conquistar diversos ganhos de imagem e reputação, aproximando a empresa do público de forma leve e simpática. 

Em resumo, conforme destaca a analista técnica do Sebrae Paraíba, Bera Wilson, independentemente das técnicas e ferramentas escolhidas, é indispensável aos pequenos negócios, no atual cenário econômico e social, a sua atuação no universo digital.  

“Todos os negócios hoje devem ter visibilidade dentro da internet, ou seja, o seu negócio precisa estar posicionado nesse ambiente, seja através das redes sociais ou de outras ferramentas para que os clientes consigam encontrá-lo e para que a sua empresa se mantenha presente no cotidiano de consumo das pessoas”, concluiu a analista.