logo paraiba total
logo paraiba total

Faculdade aposta em pós graduação para formar especialistas em rock

3 de março de 2021

Más notícias para os conspiracionistas que defendem a monótona tese de que o rock morreu: não só vai bem, obrigado, como é tema de curso de pós-graduação da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, com inscrições até 01 de março.

Rock – Teoria, História e Prática é um curso integrado à faculdade de Música da instituição, é inédito no Brasil, mas não se destina apenas aos músicos. Profissionais de outras áreas como historiadores, jornalistas e sociólogos são bem vindos. Gente que trabalha por trás do som como pesquisador, escritor, criador e curador de conteúdo, historiador, produtor e não necessariamente com microfone, guitarra, baixo e bateria em mãos.

Para quem é músico, a pós em rock complementa e aprofunda perfeitamente os estudos no gênero musical com abordagem teórica e prática do gênero que virou o mundo de ponta cabeça há 70 anos.

Enquanto a ala dos alunos músicos fica responsável por atividades que tratam de colocar o som em prática, os não-músicos se encarregam de tarefas como produção de eventos, divulgação e outras funções que fazem uma banda caminhar.

Apesar do rock ser um dos gêneros mais conhecidos da música popular e que existam inúmeros músicos e bandas espalhados por todos os continentes, sua pesquisa acadêmica é vigorosa no exterior, mas relativamente recente. A demora em constituir uma pesquisa específica gerou uma defasagem nos cursos superiores de música, especialmente no Brasil, onde são mais direcionados aos gêneros de música instrumental como o jazz, o fusion e a Música Instrumental Brasileira.

O curso de pós-graduação em rock é inédito no Brasil e pretende não apenas abordar e divulgar em português a aprofundada pesquisa acadêmica desenvolvida em universidades internacionais que tratam do rock inglês e americano como ampliar a pesquisa trazendo para a discussão o rock produzido em nosso país e na América Latina.

Com corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores músicos, produtores, pesquisadores, filósofos, linguistas, as matérias abraçam temas como análise de álbuns clássicos, lírica do rock, linguagem visual do rock, prática de bandas entre outras com duração de 360 horas (18 meses).

As inscrições estão abertas e a previsão de início das aulas é de 2 de março com aulas em plataforma virtual devido ao contexto da pandemia. Interessados devem marcar entrevista sem compromisso com o coordenador do curso, guitarrista, professor e doutor Ciro Visconti em pg.rock@santamarcelina.edu.br.

Serviço

Pós-graduação em Rock – Faculdade Santa Marcelina

Início previsto das aulas: 02/03/2021

Período de realização do curso: 02/03/2021 a 23/08/2022
Plataforma das aulas: on-line

É necessário agendar entrevista com coordenador do curso Ciro Visconti em pg.rock@santamarcelina.edu.br