logo paraiba total
logo paraiba total

Em Santa Luzia, setores da sociedade civil se reúnem para pensar ações de desenvolvimento sustentável e economia criativa

10 de março de 2021

Setores da sociedade Civil Organizada de Santa Luzia se uniram para promover ações voltadas para o empreendedorismo, economia criativa e desenvolvimento sustentável do município. Regina Amorim, presidente da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), destacou que a primeira reunião contribuiu para a tomada de decisões e pactuação de projetos. “Essa iniciativa representa um verdadeiro papel de governança com capacidade de exercer parcerias público-privadas”, conta.

Além da Santura, o encontro virtual contou com a participação de representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia (IHGSL), Café Cultura, da Universidade Federal da Paraíba e Instituto Federal da Paraíba (IFPB). “O objetivo é fortalecer a rede empresarial, cultural, social e ambiental de Santa Luzia, priorizando ações convergentes para o desenvolvimento sustentável do município”, destaca Regina.

Os participantes debateram a implantação e os impactos  do Complexo Eólico e a participação de Santa Luzia na Rota de Ciclismo Vale dos Sertões, que tem apoio do Ministério do Turismo. Além disso, foi criada uma comissão de estudo sobre a Lei Municipal de Proteção ao Patrimônio, a constituição de um novo Conselho Municipal de Cultura, que seja representado por entidades formalizadas. Nancy Lucena, presidente do Café Cultura, comemorou a iniciativa de unir essas entidades para pensar juntas nos projetos de desenvolvimento. “Estamos aqui para somar e queremos o crescimento da nossa cidade cada dia mais. Poder ajudar só nos traz alegria”, ressalta.

O presidente da CDL do município, Nadinaldo Dantas, aposta na construção de ações coletivas e no fortalecimento de parcerias institucionais para o crescimento da cidade. “Debatemos sobre turismo, economia criativa e avançamos nos diálogos em relação à Rota de Ciclismo do Vale dos Sertões. Iremos apoiar paralelamente, assumindo a responsabilidade do circuito de Santa Luzia junto aos ciclistas”.

Apesar dos avanços, Dantas avalia que é necessário outros encontros. O próximo está marcado para o dia 13 de março. “Gostaria de convidar mais autoridades para participar e contribuir com o desenvolvimento da cidade”, completa. A diretora do IPHAEP Tânia Maria Queiroga Nóbrega e da Interlocutora da Regionalização do Turismo do MTUR na PARAIBA, Alessandra Lontra, estarão presentes.