logo paraiba total
logo paraiba total

Estudo revela como as mulheres se relacionam com as marcas no Twitter

10 de março de 2021

Pesquisa realizada pelo Twitter com mulheres que usam a plataforma no Brasil mostra que mais da metade (62%) utiliza o serviço para seguir as marcas que gosta e para engajar com elas (49%). Ao mesmo tempo, elas esperam que essas empresas apresentem um posicionamento sobre temas relacionados às mulheres. Mais de 70% das entrevistadas afirmaram que se sentem mais favoráveis às marcas que se alinham com eventos ligados à mulher, e 86% defendem a importância de abordarem sua posição sobre causas referentes ao tema.

O levantamento mostra também as expectativas em relação à discussão de inclusão e representatividade de gênero: 65% afirmaram que gostariam que fosse com histórias/pessoas reais, 61%, com informação e 55%, de forma inspiradora. Elas reforçam, ainda, que as marcas devem transformar as iniciativas que pregam em ações efetivas, como: salários igualitários entre homens e mulheres dentro da empresa (80%), mais mulheres em cargos de liderança (80%), inclusão no desenvolvimento e no marketing de produtos (68%) e mais representatividade em campanhas publicitárias (60%).

A interação positiva com as empresas pode, ainda, resultar em vendas, já que as mulheres também utilizam o Twitter para falar sobre consumo. Elas relatam que querem otimizar suas compras, têm fidelidade com as marcas e são altamente influentes entre familiares e amigos – 92% das mulheres tentam encontrar as melhores ofertas para os produtos que desejam comprar, com 80% relatando se manter fiel a uma marca que gosta.

“As marcas que entendem a importância de se conectarem com essa audiência de maneira genuína no momento certo são mais relevantes e valorizadas pelas consumidoras. Além disso, as mulheres se tornam uma ponte entre os produtos e pessoas conhecidas. 62% das pessoas que responderam à pesquisa apontaram que familiares e amigos costumam procurá-las para obter opiniões sobre um produto ou serviço”, explicou Beatriz Montenegro, analista de pesquisa, marketing insights e analytics do Twitter Brasil. “As mulheres também procuram o Twitter para seguir as marcas que mais gostam e, mais da metade quer descobrir novos produtos. Isso mostra a importância de fazer parte de todas essas conversas”, completou.