logo paraiba total
logo paraiba total

Startup paraibana une educação, inovação e tecnologia

11 de março de 2021

Unir tecnologia, inovação e educação com o propósito de ofertar um conjunto de soluções necessárias para as escolas de ensino básico, com foco na valorização da educação e do educador. Este é o objetivo da ROMA Soluções Educacionais, uma fintech de educação paraibana que utiliza a criatividade e a colaboração como forma de aprimorar a educação. Em maio deste ano, a empresa participará da mesa redonda sobre Educação criativa e colaborativa, que será promovida pelo Sebrae Paraíba durante a Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC) 2021. 

O idealizador da fintech, professor e empreendedor Rodrigo Matheus, explicou que a empresa reúne empreendimentos e startups nos segmentos de tecnologia, inteligência artificial e hub de aprendizagem que trabalham em conjunto, de forma colaborativa. “Temos tudo o que uma escola precisa. Além de qualidade, trazemos conteúdo, avaliações, práticas, ambientes de aprendizagem com alunos, laboratórios, desenvolvimento, componentes curriculares, entre outros. Trato a ROMA como uma fintech porque conseguimos transformar capital intelectual em financeiro. Além disso, todo professor que trabalha com a gente é valorizado e este é o nosso grande objetivo: fazer com que o profissional da educação seja respeitado e tenha, de fato, benefícios e condições que lhe proporcionem melhor qualidade de vida”, afirmou. 

Outro aspecto bastante trabalhado pela fintech são as reformas trabalhista e da educação, que até hoje suscitam dúvidas nos mais diversos segmentos da sociedade. Conforme o idealizador da ROMA, trata-se de mais uma forma de auxiliar e prestar consultoria a empreendimentos educacionais. “Adotar a economia criativa e colaborativa na educação significa que desenvolvi uma nova fórmula para usar a economia criativa de forma a atuar nos vários setores da educação básica e que, naturalmente, terão efeitos no curso e nas aulas. A nossa participação na FINCC 2021 será uma forma de mostrar tudo isso à sociedade, ou seja, uma nova forma de fazer a educação por meio deste modelo de negócio e provar que a educação tem salvação, mas depende de quem produz”, enfatizou o empreendedor.  

A gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, é, também, a organizadora da FINCC 2021. Segundo explanou, a educação criativa e colaborativa é uma metodologia de ensino-aprendizagem que abrange diversas abordagens e favorece o engajamento e a efetividade para a sala de aula, utilizando recursos tecnológicos e atualizados. “Isso quer dizer que aulas de matemática, inglês ou ciências tornam-se mais interessantes para os alunos, envolvendo outras demandas atuais. A educação criativa e colaborativa ajuda a aproximar a educação do mundo real, de forma prática, contribuindo para o aprendizado significativo do aluno e o desenvolvimento das habilidades e atitudes, necessárias para ser criativo e conectado, em qualquer contexto”, frisou. 

FINCC 2021 – A Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC) 2021 será promovida pelo Sebrae Paraíba no período de 5 a 8 de maio deste ano no formato 100% digital. Chegando a sua terceira edição, o evento tem a expectativa de reunir cerca de 200 lojas virtuais, além de realizar palestras, rodadas de negócios, oficinas criativas, mesas redondas e workshops, com público de todos os estados brasileiros e de outros países.