logo paraiba total
logo paraiba total

Pesquisa aponta que 39% das empresárias paraibanas dedicam mais de 40 horas semanais aos seus negócios

15 de março de 2021

Repleto de oportunidades, o universo do empreendedorismo também possui diversos desafios que precisam ser superados por quem decide apostar e investir no próprio negócio, seja por necessidade ou por satisfação pessoal. Entre esses desafios, especialmente para as mulheres empreendedoras, que acumulam uma série de responsabilidades cotidianas, destaca-se a dedicação exigida para planejar, administrar e projetar o futuro de uma empresa. Conforme estudo realizado pelo Sebrae, das 139.399 mulheres donas de negócio existentes na Paraíba, 39% delas dedicam mais de 40 horas semanais aos seus empreendimentos.  

Realizado a partir de dados disponibilizados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (Pnadc), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estudo “Empreendedorismo Feminino no Brasil” também revelou que 26% das mulheres donas de negócio na Paraíba possuem menos de dois anos de atividade em suas empresas.  

Para a analista técnica do Sebrae Paraíba, Renata Câmara, os números demonstram não só as mudanças que a pandemia do coronavírus provocou na rotina das empreendedoras, como também as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam para equilibrar melhor vida pessoal e profissional, devido ao acúmulo de demandas.  

“As mulheres, especialmente nesses momentos de crise, recebem o ônus de não só ter que trabalhar muito e serem competentes em seus negócios, como também precisam fazer adaptações em sua vida pessoal, em atribuições que ainda pesam mais sobre elas, como o cuidado com os filhos e o gerenciamento do lar”, pontuou a analista.  

Outro ponto importante revelado pelo estudo sobre o perfil das donas de negócio na Paraíba está relacionado com a escolaridade. Conforme os números, apenas 18% delas concluíram um curso superior. Já em relação à geração de empregos, os dados indicam que 10% das empresárias paraibanas possuem funcionários. Nesse universo, 72% delas contam com um quadro que varia de um a cinco colaboradores atuando na empresa.  

Nesse ponto, segundo a analista do Sebrae, embora ainda existam muitos desafios para as empreendedoras, elas estão progredindo cada vez mais, em busca de assegurar o seu espaço no mundo dos negócios.  

“A participação das mulheres no mundo do empreendedorismo é indiscutível. A cada ano elas se integram mais ao mundo dos negócios, se apropriando dos conhecimentos que precisam dominar para ter um nível de competitividade interessante dentro do mercado em que atuam. Dessa forma, quanto mais conhecimento e abertura ao conhecimento a empreendedora tem, mais ela consegue antever, se planejar e se apropriar de novas tecnologias que podem auxiliá-la no processo de gestão, de relacionamento com os clientes e de comunicação do seu negócio com o seu mercado”, acrescentou Renata Câmara.