logo paraiba total
logo paraiba total

Hospitais investem na criatividade para estimular a alimentação dos pacientes

19 de março de 2021

A alimentação vai muito além de nos mantermos saciados. Ela garante uma boa nutrição e o funcionamento saudável do corpo e é fundamental, principalmente, para quem está se recuperando de um problema de saúde. Mas é nessa situação que, geralmente, vem a falta de apetite. Para incentivar a nutrição em seus hospitais próprios, a Unimed João Pessoa investe na criatividade e em cardápios que aliam o sabor às necessidades nutricionais específicas dos pacientes.

Quem está internado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley ou no Hospital Pediátrico Unimed conta com um atendimento especializado na hora de se alimentar. O paciente recebe a visita de um nutricionista, que faz uma triagem nutricional para nortear as refeições que serão oferecidas e identificar possíveis alergias e intolerâncias. “Todo o alimento oferecido será o que o paciente gosta e pode comer. Isso otimiza a aceitação da dieta”, explicou a nutricionista Karine Raulino, supervisora de nutrição e produção do Hospital Alberto Urquiza. “A alimentação balanceada e correta está diretamente relacionada com os resultados positivos da recuperação do paciente, pois ajuda na imunidade e também na cicatrização”, conta.

Gastronomia hospitalar – O cardápio hospitalar conta diversos tipos de dietas com diferentes consistências e nutrientes, e o médico prescreve a mais indicada para o estado do paciente. Essa individualização é importante para a melhor aceitação e mais rápida recuperação. E para tornar as refeições muito mais saborosas e despertar o apetite, a equipe de nutrição vem adotando um conceito novo: a gastronomia hospitalar, que é uma forma de aliar a gastronomia tradicional à dieta prescrita para o paciente.

O tratamento de alguns pacientes, por exemplo, precisa de uma alimentação especial com textura pastosa. “Essa é uma das comidas de aceitação mais difícil. Por isso, estamos usando aqui no hospital a introdução da gastronomia hospitalar. Nós enformamos a comida e colocamos uma ‘decoração’ para que a apresentação fique melhor e o paciente coma primeiro com os olhos. Com isso, podemos evitar desnutrição e até a utilização de sondas”, conta Karine Raulino.

Diversão, sabor e cor – Quando a criança está internada, o cuidado e a atenção devem ser ainda maiores. A alimentação divertida também faz parte da gastronomia hospitalar. 

Para incentivar os pacientes pediátricos a aceitarem a dieta, as refeições no Hospital Pediátrico Unimed estão mais “divertidas”, coloridas e saborosas. A comida está sendo empratada com formas infantis e de animais, para ficar mais atraente. “A aceitação da alimentação pelas crianças é muito importante, pois, quando estão doentes, costumam perder o apetite e uma criança fica desnutrida muito rápido”, comenta a nutricionista.