logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae oferece novos cursos on-line e gratuitos para alunos, gestores e professores

25 de março de 2021

Depois de um ano da pandemia da Covid-19, professores e estudantes ainda enfrentam muitos desafios para que o processo de ensino e aprendizagem não seja tão prejudicado. Para ajudar a comunidade escolar, o Sebrae lançou três novos cursos on-line, totalmente gratuitos, com foco na Educação Empreendedora. Os cursos são: “Professor do Futuro”, voltado para os educadores; “As dimensões da gestão escolar”, para os gestores; e “Socorro: Eu não tenho a menor ideia do que eu quero para a minha vida”, com foco nos estudantes. 

A primeira dessas capacitações, elaborada para os professores, foi estruturada com carga horária de 17 horas, buscando atender uma demanda dos próprios educadores, que relatam que o maior desafio, a partir de agora, é oferecer um ensino remoto com mais qualidade. Para isso, o curso oferece uma trilha de aprendizagem, com temas relevante e atuais, como metodologias ativas, psicologia positiva e técnicas de storytelling em sala de aula. O objetivo é ajudar o professor a se aprimorar nessa nova modalidade de ensino, que surgiu com a pandemia e deve se consolidar no setor de educação.  

Por sua vez, o curso “As dimensões da gestão escolar” oferece 40 horas de atividades, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais de gestores escolares. A ideia é que, ao trabalhar as oito dimensões da gestão escolar, o profissional seja capaz de compreender a dinâmica da sua atuação para melhor definir as estratégias de trabalho, bem como fortalecer sua liderança.  

Já o curso “Socorro: Eu não tenho a menor ideia do que eu quero para a minha vida” foi pensado para os alunos que estão em fase de definição profissional. Com nove horas de duração, a capacitação propõe aos estudantes uma reflexão sobre as perspectivas do mundo do trabalho e sobre o papel das atitudes empreendedoras. A intenção é que os conhecimentos adquiridos durante o curso possam auxiliar os alunos participantes nesse importante momento de decisões profissionais e pessoais, contribuindo para o autoconhecimento e a definição de propósito de vida.  

De acordo com a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, as novas capacitações buscam contribuir para estimular a cultura empreendedora no universo escolar. “A intenção de trazer conteúdos como esses é fazer com que o público da educação empreendedora, que é toda a comunidade escolar, possa ter acesso a conteúdos de altíssima qualidade. Nesse momento que estamos vivendo, a educação foi um dos setores mais prejudicados, fazendo com que os alunos não se sintam interessados pelo ensino remoto. Dessa forma, esses cursos procuram fazer com que eles tenham um motivo a mais para participar do ensino a distância, pois apresentam formatos intuitivos e um olhar para a aprendizagem colaborativa”, enfatizou.  

Capacite-se – Para conhecer essas e outras capacitações oferecidas pela plataforma de Educação a Distância (EaD) do Sebrae, os interessados devem acessar o site www.sebrae.com.br/ead. As capacitações disponíveis, cerca de 140, possuem carga horária e temas variados e são divididas de acordo com o perfil e a necessidade de cada público contemplado.