logo paraiba total
logo paraiba total

Hospitais especializados garantem melhor assistência às crianças

29 de março de 2021

Crianças não são adultos em miniatura. Quando se fala em saúde, essa é uma distinção importante a ser feita. Os sintomas e as doenças na infância são diferentes da fase adulta. Por isso, quando se conta com um hospital especializado em crianças, com profissionais de saúde capacitados para essa faixa etária, os resultados são melhores. Os clientes da Unimed João Pessoa contam com esse diferencial. Desde o ano passado, a Cooperativa disponibiliza para os seus “pequenos pacientes” o Hospital Pediátrico Unimed.

O cuidado diferenciado é pensado em todos os detalhes. A ambientação e espaços como a brinquedoteca dão um tom diferenciado à unidade. Os processos são pensados para a criança. “Temos todos os equipamentos, protocolos e fluxos pensados para atender crianças e isso faz toda a diferença no tratamento delas”, comenta a pediatra Alexandrina Lopes, diretora clínica e técnica do Hospital Pediátrico Unimed.

Além dos pediatras, todos os profissionais da unidade são especializados em crianças. Cirurgiões, anestesiologistas, intensivistas e radiologistas também são especialistas em pediatria nas suas áreas de atuação. A equipe multidisciplinar (farmacêutico, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico de radiologia) também é experiente no trabalho com crianças.

Alexandrina Lopes, que também é neonatalogista e intensivista, reforça que sempre defendeu a importância de um hospital exclusivo para pediatria. “Entendemos que a criança não é um adulto em miniatura, pois além de toda a parte fisiológica, tem a questão do trato e do cuidado, que são diferentes do adulto”, pontua.

Estrutura – O atendimento no Hospital Pediátrico Unimed é 24 horas e a Urgência e Emergência tem a classificação de risco (Protocolo de Manchester) para identificação dos clientes prioritários. A unidade tem ainda um centro cirúrgico equipado para cirurgias de pequena, média e alta complexidades, uma UTI Pediátrica, unidade de Radiologia Pediátrica e lactário, além de realizar exames de imagem e laboratoriais.

Para cuidar da criança como um todo, há vários projetos de humanização, como o Paciente Exemplar, que presenteia o pequeno paciente com diploma e coroa por colaborar com o tratamento. Quem precisa ir ao centro cirúrgico, vai em um carrinho elétrico, conversível, o que ajuda a criança e os pais a ficarem mais tranquilos na hora da cirurgia.

Neste momento de pandemia, a Brinquedoteca está itinerante. As facilitadoras levam atividades e brinquedos para o apartamento de cada criança. Todos os objetos são higienizados e sanitizados antes que a criança tenha contato com eles, para evitar alguma contaminação.

O Hospital Pediátrico Unimed fica na Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira-Rio), 1338, Torre, próximo ao Hospital Alberto Urquiza Wanderley.