logo paraiba total
logo paraiba total

Unipê e Grupo Autismo Tratável promovem evento internacional da Consciência Autista

30 de março de 2021

Em comemoração ao Abril Azul, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e o Grupo Autismo Tratável (GAT) promoverão debates gratuitos e 100% virtuais de conscientização sobre o autismo. O mês tem como foco dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), um marco seguido da instituição do 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Encontro Internacional da Consciência Autista e o III Encontro Integrado da Consciência Autista terão como temática central: “Autismo: Diálogos necessários”, com programação nos dias 2 e 3 de abril. O objetivo é, entre outros, fomentar e reconhecer iniciativas multidisciplinares no acompanhamento do espectro autista, ofertar orientações gratuitas e voluntárias aos familiares de pessoas com o transtorno, além de promover atividades recreativas e culturais que valorizam o bem-estar individual e coletivo.

Entre outros temas relevantes sobre o universo autista, são destaque os webinares com a presença de convidados internacionais e nacionais, como:

– “Ensinando Comunicação Funcional – PECS”, com os professores dos Estados Unidos Andy Bond e Lori Frost, criadores da metodologia PECS e co-fundadores da Pyramid Educational Consultants, e Soraia Vieira, diretora da empresa Pyramid Consultoria Educacional do Brasil Ltda.;

– “Prompt e Apraxia – Ele Vai Falar?”, com a fonoaudióloga argentina María Gabriela Sanchez, instrutora do método PROMPT para países de língua espanhola e portuguesa e palestrante internacional em distúrbios da fala, apraxia e distúrbios sensoriais orais;

– “Autismo: Reflexões sobre a Prática Profissional em Psicologia”, com a mestra Ana Sandra Fernandes, professora de Psicologia do Unipê e presidente do Conselho Federal de Psicologia.

Além disso, o evento terá a presença de palestrantes autistas, como a influencer Kenya Diehl, os gêmeos Jayme Barroso e Almir de Araújo, o artista Diogo Bruno Calife e a artista plástica Jessy&Blue. A programação ainda contará com atrações culturais e a participação do Coral Unipê.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Abrace a Causa: Intervenção para pacientes do espectro autista”, do Núcleo de Acessibilidade Institucional (NAI), ambos do Unipê, e do GAT, e tem a responsabilidade do professor Arthur Vieira de Lima, coordenador de Monitoria, Pesquisa e Extensão da Instituição. As atividades são direcionadas à comunidade acadêmica e ao público em geral. O evento conta ainda com o apoio do Núcleo dos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação da Cruzeiro do Sul Educacional, o NEIRC.

O evento também fará a campanha solidária “Abrace a Causa” para doação de alimentos a organizações voltadas ao autismo que foram atingidas pela pandemia da COVID-19. As organizações interessadas em receber doações devem ler o edital publicado no portal do evento e realizar o cadastro neste link até dia 26 de abril.

As inscrições para o evento deverão ser feitas on-line no portal do evento. A participação como ouvinte será certificada com 20 horas complementares.

Serviço:

Encontro Internacional da Consciência Autista e III Encontro Integrado da Consciência Autista