logo paraiba total
logo paraiba total

Maternidade da Unimed JP oferece estrutura especial para parto normal

30 de março de 2021

Dar à luz é um ato natural. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se tudo estiver bem com a mãe e a criança, o parto é um processo fisiológico que requer pouca intervenção. Para proporcionar conforto e segurança às clientes que optarem pelo parto normal – e, ao mesmo tempo, incentivar o ato -, a Unimed João Pessoa estruturou salas especialmente para essa finalidade em sua nova maternidade, inaugurada no mês passado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

O serviço conta com duas salas para pré-parto e parto. Esses ambientes dispõem de iluminação controlada e sonorização, que ajudam a deixar o local  mais calmo e aconchegante; banheiro com chuveiro com água quente, que contribui para diminuir as dores e a tensão; banheira descartável para o parto na água; bola apropriada, cavalinho, banqueta e barra, que auxiliam a mulher a encontrar a melhor e mais confortável posição no pré-parto e no parto.

Com a nova maternidade, já se percebe um aumento na escolha do parto normal para dar à luz. De acordo com a obstetra e ginecologista Yara Villar, coordenadora da maternidade, o aumento na procura já é reflexo da estrutura oferecida. “Com os investimentos realizados, a mulher se sente mais acolhida e segura. A tendência é que cada vez mais partos normais aconteçam em nossa maternidade”, disse a médica.

Estrutura – A maternidade da Unimed João Pessoa está estruturada para atender partos de alta complexidade e também procedimentos menos complexos. Ao todo, são 17 leitos – alguns para apartamento individual e outros para acomodação dupla.A assistência segura não está garantida só na hora do parto, mas também no pré-parto (com acomodações confortáveis e uma equipe multiprofissional especializada) e no pós-parto, particularmente quando a mãe ou o bebê precisa de assistência especial.

Para as crianças que precisarem dessa assistência maior, a maternidade dispõe da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) e de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin). A mãe, em caso de alguma complicação, também tem a assistência necessária de uma UTI.

Toda a equipe é especializada e experiente. São obstetras, pediatras, anestesiologistas e enfermeiras e técnicas em enfermagem obstétricas.  No caso do parto através de cirurgia (cesariana), o Centro Obstétrico possui salas com todos os equipamentos necessários.

Prevenção à covid – Para maior segurança da gestante, do bebê e de toda a família, a maternidade adotou um rígido protocolo sanitário durante a pandemia. Antes da internação, é feito o exame de covid-19.Com o resultado seja negativo, a mulher é encaminhada para a ala da maternidade, que está isolada das demais do hospital. Caso o exame detecte que gestante está com covid, ela segue para outra área do hospital para a assistência adequada. A equipe assistencial que trabalha na maternidade não atende em outras áreas do hospital. Outra medida para garantir a segurança foi a suspensão das visitas durante a pandemia.