Linguagem
Páscoa

Confira o artigo do empresário e economista Horácio Forte

Encontre a Páscoa na letra "R"

Foto: Junot Lacet Filho
Com exclusividade ao Paraíba Total, confira o artigo de Horácio Forte. Ele é presidente da H. Forte Soluções Educacionais (associada à Fundação Dom Cabral na Paraíba e em Pernambuco), é economista e pós-graduado em Administração Financeira. Atuou durante anos como professor associado da FDC e exerceu as funções de gerente da Souza Cruz, gerente regional e diretor de vendas da Pepsico (divisão Elma Chips), gerente nacional e diretor comercial do Grupo São Braz, e diretor comercial de agronegócios e telecomunicações do Grupo Algar.

 

ENCONTRE A PÁSCOA NA LETRA “R”

"O dia de hoje é de alegria doce e achocolatada para milhares de crianças, de reflexão e espiritualidade para milhares de fiéis. Ao celebrarmos a ressureição do líder Jesus Cristo, abrimos uma oportunidade talvez única para muitos. A Páscoa é o dia santo mais importante de religião cristã, quando as pessoas vão as igrejas e participam de cerimônias religiosas. Mas, é muito mais do que isso. Jesus viveu vários “ritos de passagem” e a Páscoa é um dos mais sortidos de significados, valores, simbolismos e pontos para a reflexão de cada um de nós. A palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Na língua inglesa, Easter. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua, os franceses de Pâques.

A data, independentemente da língua, é importante para a humanidade. A partir do Velho Testamento, vemos que a Páscoa marca o calendário judaico, celebrada por oito dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito, durante o reinado do faraó Ramsés ll, isto é, a passagem da escravidão para a liberdade. Estamos, então, falando da liberdade de um povo, de uma nação. As escrituras nos mostram que a Páscoa também significa a ressureição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até ganhar nova vida. Busquemos, então, na Páscoa, o seu sentido maior, o de renascer, sempre útil para as pessoas físicas e para as pessoas jurídicas.

O entendimento do que é Páscoa pode ser encontrado, talvez mais facilmente, em muitos verbos começados com a letra “r” na rica língua portuguesa. Exemplos: reviver, realizar, repatriar, renascer, regenerar, repensar, reciclar, refazer, reposicionar, recapacitar, reutilizar, redefinir, renovar, rejuvenescer, ressurgir, recomeçar, reformar, rever, recuperar, restringir, remoçar, readquirir, reforçar, revigorar, relembrar, reinserir, restaurar, restituir, recomeçar, readquirir, reforçar, revigorar, relembrar, reinserir, restaurar, reedificar, reorganizar, restabelecer, ressarcir, replanejar, reabrir, reabilitar, reabastecer, reabitar, reabraçar, reabituar, resgatar, rescindir, reacender, reescrever, redimir, reaquecer, reaver, reativar, reconectar, reelaborar, repactuar, reiniciar, reconsiderar. Há muito mais...

A leitura desses poucos exemplos chega a ser cansativa, exigindo fôlego físico e mental. Imagine, então, aprofundar-se em cada um desses verbos, colocando-os em prática. Está aí a riqueza da Páscoa. Um caminho para o engrandecimento humano, para a superação pessoal, para o sucesso empreendedor e para busca do transcendente. Nós, ocidentais monoteístas, enxergamos Deus como o foco central de luz. Assim, desejamos e precisamos ser iluminados. Masisso somente é possível com atitudes e Jesus nos legou as atitudes cristãs. Nesse domingo de Páscoa, que tal selecionar alguns verbos da letra “r” para refletir a relevância de nossas realidades e das realidades de nossas organizações? Reconsidere, reassuma, regozije-se. Boa Páscoa!"

Horácio Forte




Redacao Paraiba Totalção Paraíba Total com assessoria