logo paraiba total
logo paraiba total

Comércio varejista de vestuário e acessórios lidera abertura de novos MEIs na Paraíba no primeiro trimestre de 2021

15 de abril de 2021

Com 590 novos registros contabilizados apenas entre os meses de janeiro e março deste ano, a atividade econômica de comércio varejista do vestuário e acessórios liderou a abertura de novos negócios na categoria do microempreendedor individual (MEI) na Paraíba, durante o primeiro trimestre de 2021. É o que indica levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, a partir de dados disponibilizados pela Receita Federal.  

Conforme os números, depois do comércio varejista do vestuário e acessórios, a atividade econômica que mais registrou novos MEIs no estado foi a de cabeleireiro, manicure e pedicure, com 436 negócios abertos em um total de 9.420 novos registros de MEI contabilizados no estado entre os meses de janeiro e março. Em terceiro lugar, segundo o levantamento, está a atividade econômica que engloba minimercados, mercearias e armazéns, com o registro de 370 novos MEIs.  

Na sequência, na quarta posição do ranking, está a atividade de comércio varejista de bebidas, que somou 353 novos microempreendedores individuais nos três primeiros meses do ano, seguida pela atividade de promoção de vendas, que contabilizou 329 novos registros no estado. 

Na avaliação da gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados demonstram, especialmente considerando o atual cenário econômico, uma opção entre os novos MEIs por negócios menos complexos.  

“Os segmentos que mais tiveram MEIs abertos são aqueles menos complexos de se iniciar as operações, como os minimercados e alguns outros do comércio varejista. Os microempreendedores individuais, em sua maioria, preferem iniciar com algo mais simples e que exija menor tempo de preparação técnica para entrar no mercado. Já as atividades de prestação de serviços, como promotores de vendas, cabeleireiros e manicures também são opções porque demandam menor tempo para uma mínima qualificação”, explicou.  

Atendimento – Para quem já é ou deseja se tornar um microempreendedor individual (MEI), o Sebrae Paraíba oferece uma série de capacitações e serviços, que podem ser acessados através do WhatsApp e da Central de Relacionamento, ambos com número 0800 570 0800, e do site da instituição, no endereço http://www.sebraepb.com.br/