logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae destaca dicas para os pequenos negócios utilizarem o TikTok

12 de maio de 2021

Contando com mais de sete milhões de usuários no Brasil, o TikTok é uma rede social destinada ao compartilhamento de vídeos que tenham até um minuto de duração. Criada na China, a ferramenta vem conquistando nos últimos anos um número cada vez maior de pessoas, o que também tem despertado o interesse de quem utiliza a internet para fazer negócios. Por essa razão, para apresentar aos empreendedores de pequenos negócios o potencial dessa plataforma, o Sebrae realizou nesta terça-feira (11), dentro da programação nacional da Semana do MEI, uma live com diversas dicas sobre o tema.  

Conduzida pela analista do Sebrae de Pernambuco e especialista em TikTok, Heloísa Nóbrega, a live desta terça-feira enfatizou uma das características mais marcantes da rede social, que é o grande potencial de engajamento do público. “O TikTok é uma rede social que permite que você crie, ou seja, você tem que olhar o que está em alta, o que as pessoas mais estão utilizando e como aquilo pode ser encaixado na sua realidade e no seu negócio”, explicou Heloísa  

Para tornar a experiência das micro e pequenas empresas mais produtiva e interessante no TikTok, a analista do Sebrae também elencou alguma dicas e tendências da rede social. A primeira delas está relacionada com o tipo de conteúdo mais popular no TikTok. “O TikTok é uma rede social cuja pegada é ser leve e com humor. Você pode fazer vídeos sérios também, mas a intenção de quem abre o TikTok é se divertir. O usuário quer algo para passar o tempo, então a ideia é um conteúdo que seja leve”, pontuou.  

Outra dica importante está relacionada com os diversos efeitos e funcionalidades oferecidos pela rede social. Conforme a analista do Sebrae, é importante que o empreendedor acompanhe o que está acontecendo de mais importante no ambiente do TikTok, com o objetivo de buscar inspirações e tentar aplicar as tendências de acordo com a realidade e o modelo do seu negócio.  

Além disso, o empresário que deseja utilizar o TikTok para fortalecer a sua presença digital também precisa priorizar o relacionamento com o público. “O empreendedor deve utilizá-lo não visando vender, mas se conectar com o seu cliente. Com o TikTok, você consegue mostrar o seu produto, como você se dedica ao seu negócio, o trabalho para entregar aquele produto final ao cliente e você consegue, também, agradecer ao seu cliente”, frisou Heloísa, ao destacar ainda a importância da qualidade do conteúdo que será oferecido ao público.  

A Semana do MEI – Com o tema “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”, a Semana do MEI 2021 está sendo realizada em formato 100% digital, em todos os estados brasileiros. O evento conta com programação local e nacional, voltada para quem já é ou deseja se tornar um microempreendedor individual. 

Na Paraíba, entre os destaques da programação, estão as capacitações gratuitas realizadas por meio do WhatsApp e de plataformas de videoconferência, transmissões ao vivo e consultorias on-line. “Durante a programação, também vamos realizar algumas lives nas plataformas de mídia do Sebrae, apresentando casos de sucesso de empreendedores paraibanos que conseguiram, durante a pandemia, melhorar seu negócio, inovar e até aumentar as suas vendas”, destacou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, ao pontuar que a apresentação dos casos de sucesso é uma oportunidade para inspirar outros empresários e potenciais empreendedores. 

Para conferir mais informações sobre o evento e se inscrever nas capacitações, os interessados devem acessar os sites http://www.sebraepb.com.br/ e https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei2021/home.