logo paraiba total
logo paraiba total

Mrh dá dicas de métodos ágeis para gestão de empresas

13 de maio de 2021

Em uma época em que todos os processos corporativos são muito rápidos, principalmente pelo advento dos comportamentos digitais, as empresas passaram a precisar se adaptar ao novo modelo ágil de informação e trabalho, sendo também diretamente impactadas em suas estruturas de gestão. Pensando nisso, a Mrh, empresa especializada em gestão de pessoas, destaca os métodos de scrum, kanban e lean para otimizar o fluxo de uma organização empresarial. 

Esses métodos são o objeto de estudo do curso voltado para métodos ágeis nas empresas, promovido pela Mrh e ministrado a partir do dia 22 de junho, a fim de impulsionar projetos por meio dos métodos ágeis mais utilizados no mercado, em qualquer organização e ramo de negócio. As aulas seguem pelos dias 24/06, 29/06 e 01/07. Informações e inscrições podem ser feitas via whatsapp 85 98899.1792.

Conheça um pouco mais sobre os métodos:

Scrum

Criada por Ken Schawaber e Jeff Sutherland, a metodologia Scrum serve para projetos complexos, sendo um método ágil utilizado para que desenvolvedores de softwares e sistemas trabalhem por meio de ciclos de tarefas. Cada uma delas é pensada com antecedência e recebe o nome de Sprint, possuindo tempo definido para que as atividades sejam realizadas. O Scrum ajuda a otimizar o tempo da equipe e desta forma obedecer a prazos, entregando resultado com qualidade e foco. É possível, ainda, mesmo com menos pessoas, obter maiores resultados.

Kanban

Criado por David J. Anderson, a metodologia permite que o trabalho de controle de estoques seja feito mesmo com poucas quantidades, utilizando apenas o necessário para que o processo aconteça. O kanban se organiza a partir da ideia de que a melhora deve ser sempre contínua. Por isso, deve-se focar sempre no valor do que está sendo feito. Deve-se focar em “terminar” ao invés de “começar”, ou seja, concluir as tarefas que já existem antes de iniciar novas. Para isso, deve-se prezar pelos processos comuns com papéis, utilizando cartões e colunas de atividades.

Lean

O método tem como principal objetivo evitar que desperdícios ocorram, portanto prioriza apenas o necessário para que o trabalho seja feito. Assim economiza-se tudo: dinheiro, horas de trabalho e até mesmo mão de obra. Para que isso aconteça, deve-se prezar por clareza no fluxo de trabalho, com uma comunicação assertiva acerca de prioridades em demandas, além de proporcionar o suporte necessário à equipe e identificar possíveis problemas que travam os resultados.