logo paraiba total
logo paraiba total

Meios digitais impulsionam vendas durante pandemia e e-commerce cresce 41% em faturamento no Brasil

21 de maio de 2021

A pandemia da Covid-19 foi a responsável por tornar ainda mais visível a necessidade de as empresas buscarem os meios digitais, principalmente para se manterem ativas durante os períodos de maior restrição na abertura de estabelecimentos. Com isso, o e-commerce brasileiro aumentou seu faturamento e registrou a marca de R$ 87,4 bilhões em vendas em 2020, um crescimento de 41% em relação ao ano anterior, segundo o relatório Webshoppers, compilado pela E-bit Nielsen. Para fortalecer esta alternativa de vendas, o Sebrae Paraíba e parceiros desenvolveram o projeto Vitrine Digital, voltado a empresários de Campina Grande. 

Segundo a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, com o isolamento social decorrente da pandemia, os hábitos de consumo mudaram, bem como a forma de adquirir produtos e serviços. “Com tudo isso, muitas empresas tiveram que mudar sua estratégia de vendas, utilizando os meios digitais. Assim, puderam aumentar a sua competitividade com empresas de outras regiões e aumentar suas vendas, impulsionando as vendas das lojas físicas”, explicou. 

A analista salientou, também, que o Vitrine Digital é uma das ações do projeto Conecta Campina e tem a finalidade de promover um ambiente de comercialização e ampliação de mercado na Rainha da Borborema. “O marketplace traz uma proposta mais colaborativa. No caso, esse modelo de negócio baseia-se em uma plataforma na qual diferentes lojas e/ou pessoas podem vender seus produtos”, afirmou Germana Espínola. 

Inspirado no marketplace do Comércio Conectado, projeto feito em 2020 pelo Sebrae Paraíba e pela Fecomércio/PB em quatro cidades do Sertão paraibano, o projeto da Vitrine Digital de Campina Grande deve contemplar, inicialmente, até 300 empresas da cidade. Os empresários interessados podem fazer a adesão ao projeto, que também ofertará oficinas e consultorias realizadas pelo Sebrae, por meio do endereço https://www.vitrinedigital.campinagrande.br/

Entre os parceiros do projeto, estão a Fecomércio/PB, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande, Associação Comercial de Campina Grande, Sindifarma, Sindilojas, SindCampina, Partage Shopping e CGS.