logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista aponta 5 habilidades para o profissional ingressar na área de TI

25 de maio de 2021

Diante da realidade imposta pela pandemia e as medidas de isolamento social, profissionais de todo o mundo precisaram encarar um mercado de trabalho bem diferente. Se antes a tecnologia já fazia parte da vida das pessoas, agora ela se torna peça vital para o bom funcionamento das empresas. Com o advento do trabalho remoto, a adaptação para ambientes digitais se tornou rápida e forçada. Apesar das dificuldades, a pandemia foi capaz de apressar tendências que já estavam em curso para o futuro do trabalho, mas evidenciou também a escassez de profissionais de áreas relacionadas à tecnologia. E é por isso que a Awari, escola digital que tem como objetivo contribuir com a trajetória de pessoas interessadas em seguir carreira na área de tecnologia, busca cada vez mais formar novos profissionais. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até o ano de 2024, o Brasil precisará de aproximadamente 420 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI), entretanto o país registra a média anual de 46 mil pessoas formadas. A carreira prepara profissionais essenciais para as organizações, pois eles serão os responsáveis, entre outras funções, pelo desenvolvimento e implementação de sistemas que vão agilizar o fluxo de trabalho, otimizar as atividades e garantir a segurança de dados. Esse aumento na procura por desenvolvedores acontece principalmente a partir do segundo semestre de 2020 por conta do avanço da pandemia e da digitalização da economia. 

Se para muitas áreas ainda são feitas inúmeras perguntas dentro dos processos seletivos e realizadas várias etapas para que, de fato, tudo se torne mais excludente, o funil é cada vez mais largo para profissionais de tecnologia. Requisitos como a fluência em idiomas estrangeiros, anos de experiência e morar em grandes centros não são mais exigidos dos candidatos com frequência. E já que o mercado de trabalho está em busca dessa formação, a Awari desponta no cenário para ajudar pessoas que buscam uma nova carreira ou a primeira oportunidade na vida. Por isso, o professor da escola digital, Alex Ivonika, separou 5 dicas que podem servir como habilidades diferenciais para profissionais que buscam ingressar no mercado de TI: 

1: Curiosidade avassaladora

Para trabalhar com tecnologia ou produtos digitais você precisa ser uma pessoa com sede de conteúdos, novidades e cheia de curiosidade. Seja em produtos, dados, design ou desenvolvimento, são novos conceitos, técnicas e referências que chegam todos os dias. Você não precisa sofrer de ansiedade querendo saber tudo da noite para o dia, mas a fome por descobertas e por estudar com frequência é fundamental.

2: Ter propósito acima de tudo

Aquela história de pessoas com sentido de dono da geração anterior deu lugar para pessoas que tem propósito. As empresas procuram pessoas com alma e que estão dispostas a mudar o mundo em seus segmentos. A demanda por força de vontades nunca esteve tão em alta, mas ela está agora alinhada com fazer por algum objetivo maior. Por exemplo, empresas fundos de investidores começaram a focar em causas de impacto. Não só nos resultados financeiros. O que você tem à oferecer nesse sentido?

3: Comunicação multilateral

Já se foi o tempo em que a pessoa desenvolvedora era aquela que trabalhava na caverna de TI. Não existe mais esse estereótipo. As pessoas trabalhar agora em times multifuncionais, se comunicando diariamente para expor suas ideias e alinhar estratégias de implementação. Se é assim para áreas mais técnicas, o que dizer de product manager, designers, analistas de dados e outras? Saber se comunicar é a chave do sucesso na carreira e premissa. E não tem só um jeito de se comunicar. Você pode ter seu estilo, respeitar as suas características e tudo mais. Mas precisa transmitir a mensagem e se relacionar com pessoas.

4: Formação não ortodoxa

Fazer faculdade é premissa? Será? Bem, ainda é muito comum e importante uma formação acadêmica. No entanto, os cursos de especialidades ganham o mercado que as instituições de ensino clássicas não atendem Cursos de desenvolvimento de software, design de interfaces, gestão de produtos, ciência de dados, etc. As empresas valorizam mais essas certificações do que a formação tradicional. Afinal, a faculdade clássica não te ensinará a trabalhar nessa nova geração de empresas. E também, as pessoas nessas áreas citadas tem formação em qualquer área. Geógrafos se tornam gestores de produtos, contadores estão se tornando desenvolvedores de software. Tem espaço para todas as origens.

5:  Empatia pelo cliente final

Não importa em qual área você trabalhe, ter foco no cliente é fundamental. As empresas viraram o foco do lucro acima de tudo para resolver os problemas das pessoas. Demonstrar essa preocupação com o cliente final do seu produto ou serviço é indispensável para a nova geração de profissionais de tecnologia.