logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae Paraíba participa de abertura de seminário estadual que foca na transformação digital

2 de junho de 2021

Teve início, na tarde dessa terça-feira (1º), o I Seminário Transformação Digital na Educação e na Ciência e Tecnologia: práticas inovadoras e criativas, que será realizado na modalidade on-line. O evento é realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), e em parceria com o Sebrae Paraíba. Ao todo, serão três dias de seminário, das 14h às 16h30, com transmissão diária no canal da SEECT-PB no YouTube. 

A abertura do seminário contou com a presença virtual do governador do estado, João Azevêdo, que, durante sua participação on-line, enfatizou que novos tempos exigem mudanças e atualização, de forma a manter a sintonia com o presente. “Os meios de comunicação se transformaram profundamente e temos maior acesso a informações e maneiras diferentes de aprendizagem. Tudo isso precisa estar integrado à escola pública que surge. O desafio fundamental é fazer a escola acompanhar o mesmo ritmo de inovação que as crianças tiveram acesso nos últimos anos, sem perder sua essência”, afirmou, destacando que será lançado o Programa Paulo Freire, destinado à inclusão social da rede estadual de ensino. 

O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, enumerou as diversas ações tomadas pela pasta durante a pandemia como forma de garantir o acesso dos estudantes à educação à distância, a exemplo da TV Paraíba Educa e do aplicativo de franquia de dados para quem não tinha acesso à internet. “A transformação digital que aconteceu na educação foi implementada com maior rapidez devido à situação de pandemia. A escola mudou o seu dia a dia e não será mais a mesma, mesmo com o avanço da vacinação. As ferramentas digitais serão largamente utilizadas. Passamos por uma verdadeira mudança histórica”, frisou. 

Por sua vez, o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, destacou a importância da parceria com a SEECT-PB como forma de contribuir para uma nova escola. “É um momento de reinvenção. O Sebrae precisou se reinventar nesse momento também, antecipando alguns passos que tínhamos em decorrência desse processo de pandemia. Achamos fundamental o empreendedorismo na educação, por isso a importância de parcerias com o governo do estado e as prefeituras municipais. Assim, é possível contribuir para desenvolver o potencial dos estudantes”, afirmou. 

O diretor da Undime na Paraíba, Michael Lopes, salientou a atualidade da discussão. “Sabemos o quanto a educação foi pega de surpresa diante da pandemia e professores e estudantes precisaram se reinventar. Isso só foi possível por meio de parcerias e em regime de colaboração. Esse momento foi importante para ampliar parcerias e multiplicar a transformação digital”, disse. 

O primeiro dia do evento contou, ainda, com a participação da estudante egressa da rede estadual de ensino, Glenda Targino, que foi aprovada no 2º lugar para o curso de Medicina da UFPB. Ela relatou, em sua fala, a experiência de ter tido aulas remotas em 2020. No caso da estudante, um agravante: ela estava fazendo intercâmbio no Canadá e, dessa forma, precisava assistir a mais aulas on-line diariamente. “Mesmo já tendo experiência com plataforma digital, foi complicada a adaptação porque era um ambiente que costumava me divertir, mas passou a ser de estudo. Foi difícil se adaptar, mas conseguimos”, salientou. 

O seminário – Destinado a estudantes, professores e toda a comunidade que compõe a Rede Estadual de Ensino da Paraíba, o evento contará com palestras e discussões com grandes nomes da Educação e do Empreendedorismo no Brasil como Luiza Helena Trajano, Karina Barros Calife Batista, Maria Christina Lins do Rego, Valéria Veras e Christus Nóbrega. No primeiro dia de seminário, os participantes puderam assistir a uma aula magna do professor e historiador Leandro Karnal, também promovida remotamente.  

O evento tem o objetivo de estimular a comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino da Paraíba em torno das discussões contemporâneas, compreendendo a transformação digital a partir da educação, ciência e tecnologia. Para isso, os debates serão elaborados conforme três eixos prioritários: “A Criatividade como ferramenta de transformação: Salas de aulas virtuais, novas formas de aprender e ensinar”; “Educação Profissional e Tecnológica e C,T & I: Projetos de transformação social a partir de projetos de vida”; e “Menino de Engenho: Centenário de José Lins Do Rego”. 

Confira, abaixo, a programação do evento: 

Dia 02/06/2021– 14h às 16h30 

Eixo: Ciência, Tecnologia & Inovação e Educação Profissional: Projetos de transformação social 

Abertura Institucional  

C, T & I e EPT na Rede: Apresentação de boas práticas de programas, projetos e ações desenvolvidas na Rede Estadual 

Aula magna 1: O jovem e o mundo do trabalho  

Palestrante: Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, presidente do Conselho do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil. 

Aula magna 2:Mulheres, Ciência e oportunidade: A importância das Mulheres pesquisadoras 

Palestrante: Karina Barros Calife Batista, médica, doutora em medicina preventiva e membro da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas 

Dia 03/06/2021 – 14h às 16h30 

Eixo: Menino de Engenho: Centenário de José Lins Do Rego  

Abertura Institucional 

Arte na Rede:Apresentação de boas práticas de programas, projetos e ações desenvolvidas na Rede Estadual 

Aula Magna: José Lins do Rego: Menino de Engenho 90, ontem e hoje  

Palestrantes: 

Maria Christina Lins do Rego Veras, escritora e filha de José Lins do Rego. 

Valéria Veras, arquiteta, curadora e responsável pela reconstituição do acervo biográfico do seu avô, José Lins do Rego. 

Professor Christus Nóbrega, artista, professor do Instituto de Artes da UnB e doutor em Arte Contemporânea.