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Segundo pesquisa, 53% dos shoppers vão presentear alguém

4 de junho de 2021

O dia dos namorados está se aproximando e a maioria dos apaixonados não pretende deixar a data passar em branco. A expectativa do varejo quanto às vendas no evento deste ano deve ser positiva. Isso porque, uma pesquisa realizada pela All iN | Social Miner em parceria com a Opinion Box mostra que 53% vão presentear alguém – um ganho de 6 pontos percentuais (pp) em relação ao valor apurado no mesmo período do ano passado, quando 47% afirmaram pretender ir às compras. Além disso, outros 15% estão indecisos.

Os mais novos parecem celebrar mais a data consumindo presentes, sendo que 55% do público que tem entre 16 e 49 anos afirmou que deve presentear, enquanto entre os que têm 50 anos ou mais o índice cai para 43%.

Moda e Acessórios aparece como categoria favorita para presentear, seguida por Beleza e Cosméticos, e Eletrônicos e Informática. Mas separando a preferência por gênero, 19% das mulheres devem optar por itens da categoria Esportes para agradar o crush e 29% do público masculino pretende comprar em Floriculturas.

O valor médio que 11% afirmaram desejar gastar com presentes é de até R?50. 31% estão dispostos a desembolsar de R?51 a R?100, 23% de R?101 a R?200, e 13% devem investir entre R?201 e R?300. A forma de pagamento que a maioria, 57%, vai escolher é o cartão de crédito (à prazo). Outros 37% querem pagar no dinheiro, 34% no cartão de débito, e 29% vão aderir ao Pix.

Dentre os que ainda não decidiram se vão presentear alguém ou não, e os que já estão certos de que vão às compras, 75% afirmaram que vão consumir onde houver bons preços e promoções, 55% levarão em conta aspectos como garantia de qualidade, e 52% vantagens no frete.

Vale ressaltar também alguns pontos que merecem atenção dos varejistas, como taxas de frete ruins, que são motivo de desistência para 54% dos clientes, prazos de entrega ruins, agravantes para 49%, e avaliações negativas no site ou nas redes sociais, que podem fazer 46% optarem por não comprar.

A importância da omnicanalidade

Destacando a importância das empresas oferecerem aos clientes uma jornada omnichannel para possibilitar pesquisas e compras tanto no ambiente online quanto no offline, a pesquisa revela ainda que dos 68% que vão às compras ou estão em dúvida, 44% devem usar sites de busca – como o Google e o Bing – para encontrar presentes, 32% querem recorrer a aplicativos, 28% ao Instagram, mas 37% pretendem ir a lojas físicas.

E já tem consumidor à procura de boas promoções para efetuar suas compras. 18% vão começar a comprar com mais de duas semanas de antecedência, e 21% exatamente duas semanas antes.