logo paraiba total
logo paraiba total

Saiba como montar um local adequado de estudos para preparação para o Enem

21 de junho de 2021

O Ministério da Educação divulgou as datas da aplicação do Enem 2021 – Exame Nacional do Ensino Médio – e o prazo de inscrição, que inicia no próximo dia 30 e vai até o dia 14 de julho. Durante a inscrição o candidato poderá identificar se deseja fazer o exame de forma impressa ou digital. Em ambos os casos, no entanto, é fundamental que os candidatos tenham um local adequado para o rendimento e a produtividade dos estudos.

Especialista em Enem e fundador do Over Colégio e Curso, o professor Carlos André, comenta que a escolha de um bom espaço pode ser determinante para a aprovação dos alunos, principalmente no caso daqueles que são muito ansiosos, dispersos. 

Confira algumas dicas para a montagem desse espaço:

Defina um ou mais espaços de estudo – Escolha locais calmos, sem barulho, em que o estudante consiga se concentrar sem ser interrompido com frequência. 

Mantenha o local  organizado – Chegar para estudar e ainda ter que limpar o local fará o estudante perder tempo e energia.

Monte um ambiente que favoreça a produtividade – É preciso ter cuidado com o excesso de objetos e materiais em cima da mesa, pois eles podem servir como distratores.

Preste atenção na temperatura do ambiente – Locais muito quentes ou muito frios causam desconforto e prejudicam a concentração. Se for possível, melhor escolher um espaço bem arejado, com janelas abertas. É mais saudável e agradável. 

Escolha um local confortável – Tenha cuidado com a postura na hora do estudo, isso pode evitar dores e lesões. Importante evitar estudar na cama, sofá e etc. As costas devem estar apoiadas e bem acomodadas. O ideal é ter uma cadeira ergonômica. É indicado posicionar as pernas em um ângulo maior de 90°, para que o sangue circule com mais equilíbrio. Se for o caso, coloque algum apoio abaixo do monitor, a tela do computador, para que fique num nível mais compatível com seus olhos, ligeiramente abaixo. Incline-o em um ângulo de mais ou menos 15°, de modo que você olhe de cima para baixo. 

Aproveite os intervalos para levantar, esticar a coluna, braços e pernas – Fazer alongamentos a cada 40 ou 60 minutos também é interessante para evitar problemas. Má postura pode acarretar dores nas costas, na cabeça, no pescoço e braço, além de causar cansaço, alterações de humor e problemas digestivos, inclusive.

Atente-se para a iluminação – Para agredir menos os olhos e proteger a visão, a sugestão é que seu local de estudo seja em um ambiente mais claro e com a luz mais difusa. Com o ambiente mais iluminado, a luz direcional do computador se torna menos agressiva a seus olhos. 

O Over João Pessoa fica na Av. Senador Ruy Carneiro, 405, no Brisamar. Para mais informações, os telefones são (83) 3506-6221, (83) 99386-1061 e (83) 99385-0373. O site é o www.overcolegioecurso.com.br. No instagram, @overjoaopessoa .