logo paraiba total
logo paraiba total

Turistas de Fernando de Noronha terão pulseiras para pagamentos

12 de julho de 2021

Os turistas e moradores da ilha de Fernando de Noronha terão um sistema inovador de pagamento de compras e serviços. É uma pulseira de borracha à prova d’água, que funcionará offline, onde é possível colocar crédito para fazer pagamentos em locais cadastrados. A iniciativa, do site Sou Noronha, em parceria com a Administração da ilha, a plataforma digital Meep e o PagSeguro, vai funcionar a partir da segunda quinzena de agosto.

“O projeto do Sou Noronha visa facilitar a vida do turista, do empresário e do morador da ilha. Vai ser algo muito bom para todos. Do pequeno ao grande comerciante. O início do projeto foi o pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) através do site Sou Noronha. Hoje 90% dos turistas pagam a taxa dessa forma. Isso foi o responsável por reduzir filas no aeroporto, agilizando a entrada dos visitantes. E agora o pagamento dos serviços dentro da ilha será também facilitado com essas pulseiras, sem a necessidade do turista estar circulando com dinheiro, cartões etc. Os moradores também vão ter essa mesma facilidade nas compras”, diz Giovanna Rodrigues, superintendente de Turismo.

Yuri Fernandes, do site Sou Noronha, falou um pouco sobre a inovação que vem resolver um problema recorrente em Noronha, que é a qualidade da internet.  “Muitos locais não aceitam cartões por causa da falta de sinal. É algo que gera um desconforto muito grande. Esse tipo de pagamento vai fazer com que todos estejam inclusos no novo sistema, recebendo e se beneficiando do projeto”

Todos os turistas que desembarcarem em Fernando de Noronha vão receber a pulseira e poderão inserir seus créditos através de cartão ou pix no site Sou Noronha, no aplicativo Meep e em pontos físicos espalhados pela ilha. A recarga também poderá ser feita em dinheiro com os taxistas e comerciantes que têm a máquina. A pulseira não necessita de internet para ser utilizada para pagamentos, apenas na hora de recarregar. No final da viagem o visitante devolve a pulseira.

As pulseiras serão divididas por cores. As cinzas, por exemplo, serão para os moradores da ilha.