logo paraiba total
logo paraiba total

Hospital Pediátrico Unimed inova com painel que identifica tipos de vírus

14 de julho de 2021

Criança doente gera angústia para os pais. E, em tempos de pandemia, uma gripe ou resfriado pode causar ainda mais apreensão. Será covid-19? E se não for, qual vírus fez a criança adoecer? 

Em busca dessas respostas, o Hospital Pediátrico Unimed está utilizando o Painel Viral, uma pesquisa epidemiológica, realizada em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que identifica 31 tipos de vírus causadores de síndromes gripais. Esse estudo evita o diagnóstico de que a criança está com uma virose sem especificar de qual vírus se trata.

Quando a criança dá entrada no Hospital Pediátrico com síndrome gripal, segue todo um protocolo. O primeiro exame realizado é o de covid-19. Confirmado que é um caso de infecção pelo coronavírus, há um protocolo a ser seguido de atendimento em área específica. 

Caso seja descartada a covid, a amostra é encaminhada para a UFPB, onde é avaliada para 31 categorias de vírus respiratórios. O resultado para covid-19 sai em apenas 15 minutos. Nos demais casos, em até 48 horas. 

Tratamento eficaz – A pediatra Alexandrina Lopes, diretora clínica e técnica do Hospital Pediátrico Unimed, reforçou que saber qual vírus específico adoeceu a criança é importante para que os médicos possam ser mais eficazes na medicação utilizada e os órgãos de saúde da cidade tracem o perfil epidemiológico. “Estamos em um período em que é comum a doença respiratória. Por isso, é importante saber com qual vírus estamos lidando”, comentou.

Atualmente, o Hospital Pediátrico testa para covid todas as crianças com sintomas gripais. Os casos que vão para o Painel Viral são daquelas que ficam internadas e alguns casos do Pronto Atendimento. A perspectiva é de que, em alguns meses, esta categoria de testagem seja ampliada para todas as crianças com sintomas gripais.

Ajuda a outros hospitais – Por meio da parceria com a UFPB, o Hospital Pediátrico está ajudando outras unidades da cidade, que pedem auxílio para identificar alguns vírus em questões pontuais. “Ainda estamos no projeto-piloto junto à universidade, mas outros hospitais já estão nos pedindo ajuda para solucionar alguns casos”, disse. 

De acordo com Alexandrina Lopes, o vírus identificado em 90% dos casos é o Sincicial Respiratório, uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas.