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Próximo da família, sem agravos à saúde e com qualidade de vida: conheça as vantagens do atendimento domiciliar

26 de julho de 2021

O atendimento domiciliar é uma tendência mundial que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta que o número de empresas que oferecem este tipo de serviço no país cresceu mais de 3.600% em apenas seis anos. Na Paraíba, a Unimed João Pessoa tem o seu próprio serviço de atendimento domiciliar: o Unimed Dia a Dia, com a vantagem de estar inserido em toda a rede assistencial do plano de saúde.

No momento, o Dia a Dia atende 850 beneficiários, com tendência crescente. Esta população é três vezes maior do que a capacidade do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, maior unidade da rede própria de atendimento da Unimed JP que, atualmente, possui 280 leitos. Mesmo considerando a possibilidade de ampliação da estrutura do Alberto Urquiza em momentos específicos, como a pandemia de covid-19, ele não chegaria ao número de assistidos do Dia a Dia, reforçando a importância do serviço para a rede da Unimed JP e os seus beneficiários.

Benefícios – Segundo Marcelo Gentil, gestor do Dia a Dia, os benefícios da redução do tempo de internação hospitalar são evidenciados por diretrizes mundiais. “Em determinados casos, na residência, a pessoa vai receber os mesmos cuidados de um hospital, acompanhada de profissionais, mas sentindo-se aconchegada por estar em um ambiente conhecido. Isso também reduz o risco de infecções hospitalares, comuns em ambientes de longa permanência”, explica.

O serviço prestado em domicílio é classificado como assistência ou internamento, dependendo do grau de complexidade. De acordo com Marcelo Gentil, cerca de 70% dos pacientes do Unimed Dia a Dia se encaixam na modalidade de assistência. O perfil de pessoas assistidas é bastante diversificado. “Dos pacientes do Dia a Dia, 50% têm mais de 80 anos, mas atendemos pessoas de todas as idades. Cuidamos desde criancinhas até idosos com mais de 100 anos”, informa o gestor.

Assistência ou internamento – A classificação do atendimento como “assistência” ou “internamento” está relacionada à necessidade do paciente. A assistência é feita por cuidadores capacitados para auxiliar clientes que tenham dificuldade de movimentação, como pessoas com danos neurológicos e paralisia parcial devido a Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou Alzheimer em fase inicial de evolução.

“Já o internamento domiciliar é disponibilizado quando o beneficiário precisa de cuidados mais específicos, como retirar ou trocar a cânula da traqueostomia ou auxiliar na alimentação por meio de sonda nasogástrica, por exemplo. Outra forma de internamento é denominada suporte terapêutico voltada para pacientes submetidos a intervenções, com alta hospitalar precoce, que precisam ter os cuidados hospitalares continuados em residência”, destaca Marcelo Gentil.

Antes de o cliente ser inserido nesse tipo de assistência, o ambiente domiciliar precisa ser avaliado e preparado. “É fundamental ter condições para fazer o internamento. Existem critérios de espaço, iluminação, ventilação e conexões de energia para possíveis aparelhos que se necessite, além de rotas de fuga, para a retirada rápida do paciente”, explica.

Estrutura – O Unimed Dia a Dia tem o objetivo de promover melhor qualidade de vida para os usuários que necessitam de internação extra-hospitalar não emergencial, seja com terapia de suporte ou com cuidados paliativos em fase inicial ou final.

A equipe é composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogas, médicos de assistência em domicílio, médicos reguladores, médica a auditora e enfermeira auditora e motoristas, além de enfermeiros pilotos para as “motolâncias”, recentemente introduzidas no serviço e em expansão.

Há também farmacêuticos e técnicos de farmácia, responsáveis pela dispensação dos medicamentos da farmácia. “Existe ainda uma infectologista, que identifica o tipo de germe causador das infecções e orienta o tratamento adequado, da mesma forma que acontece dentro do hospital. As informações são registradas em prontuário eletrônico disponível em toda a rede Unimed João Pessoa”, ressalta Marcelo Gentil.

O Dia a Dia possui uma central de busca ativa e regulação, com a qual os pacientes entram em contato e os médicos fazem o atendimento, por telefone ou telemedicina. Caso necessário, deslocam as equipes da rua para ir até o local.

Segundo Marcelo Gentil, o serviço é um “verdadeiro hospital”, mas na casa do cliente. “Há um monitoramento com visitas periódicas de toda equipe assistencial para o planejamento o Plano de Assistência Domiciliar (PDA)”, explica.

Novidades – Marcelo Gentil revela que, em breve, os clientes também poderão contratar diretamente na Unimed João Pessoa cuidadores, entrega de medicamentos em domicílio e assistência odontológica. Os cuidadores são formados pela própria Unimed João Pessoa em colaboração com outras instituições, em um curso para capacitar esses profissionais, permanentemente.

Segundo Marcelo Gentil, estas inovações buscam atender a dificuldade das famílias de encontrar pessoas capacitadas, assim como administrar as medicações e tratamentos. “Sanamos todos esses problemas. Os cuidadores são profissionalizados e o cliente também poderá contratar o serviço de envio de medicamentos da farmácia, que funciona dentro do Unimed Dia a Dia. O médico do Unimed Dia a Dia prescreve o medicamento, e o cliente recebe na quantidade exata e pelo tempo de duração do tratamento”, destaca.

O cliente atendido pelo Unimed Dia a Dia ainda poderá optar por contratar assistência odontológica por meio de uma parceria da Unimed João Pessoa com a Uniodonto.

SERVIÇO:

Unimed Dia a Dia

Dias e horário de atendimento: de domingo a domingo, das 7h às 19h

Telefone: (83) 2106-0711 (Central de Busca Ativa e Regulação)

Outras informações: www.unimedjp.com.br/diaadia-unimedjp