Linguagem

Roteiros

Sol e PraiaEscolha outro roteiro

Sol e Praia
Arraste-me para uma das áreas demarcadas do mapa e faça um passeio virtual pela região.

O litoral da Paraíba é paradisíaco. Em 117 quilômetros de extensão, de norte a sul do Estado, as praias se sucedem exibindo cenários cinematográficos, com natureza exótica e muita tranquilidade. São 53 praias, entre selvagens e urbanizadas, todas banhadas por um mar morno, verde-azulado.

Toda a faixa do Litoral Sul da Paraíba compõe praias deslumbrantes, sobressaindo as praias de Barra de Graú, Carapibus, Tabatinga, Pitimbu, Jacumã e Praia do Amor. Merece destaque também a sedução da famosa Praia de Tambaba, que atrai visitantes de todas as partes do mundo por contar com o único campo oficial de naturismo no Nordeste brasileiro. Barra deGramame também atrai pelo encontro do mar com o rio, que faz com o que o visitante aprecie  e usufrua desse fenômeno natural. A praia de Coqueirinho é considerada umas das mais belas do Brasil e é visita obrigatória para os turistas. 

Igualmente fascinante é o Litoral Norte paraibano, a partir da Praia de Intermares até a Barra de Camaratuba, na divisa com o Rio Grande do Norte. Ao longo dessa extensa área, não apenas se sucedem praias de aspecto primitivo ou já urbanizadas, como aparecem construções de notável cunho histórico. É o caso da Fortaleza de Santa Catarina, na cidade portuária de Cabedelo, reconhecida entre os mais importantes monumentos militares subsistentes no Brasil. Em Baía da Traição, há uma reserva indígena da tribo dos potiguaras que é visitação obrigatória. Em Cabedelo, a praia fluvial do Jacaré ganhou fama internacional porque ali o pôr-do-sol é sublinhado pelos acordes do Bolero de Ravel, tocado diariamente pelos bares do local. Em meio às praias urbanas do Poço e de Camboinha, localiza-se Areia Vermelha, um banco arenoso submerso que emerge na maré baixa para deleite de adeptos depiqueniques e luaus.

As praias urbanas também fazem sucesso. Em João Pessoa, Tambaú é o point turístico, com bares, restaurantes e lojas. Em Tambaú, encontra-se o Picãozinho, uma formação de recifes coralígenos, que fica localizado a cerca de 1500 metros da praia.Além delas, em João Pessoa, há as praias de Cabo Branco, Manaíra, Bessa e Penha. Em Cabedelo, a praia do Surfista é conhecida pelos praticantes de surf e Kitesurf.