logo paraiba total
logo paraiba total

Monitoramento e alertas de desastres naturais são tema de debate na Aesa

Evento faz parte de iniciativa conjunta para a promoção do empreendedorismo feminino no setor de tecnologia do país

10 de julho de 2013

O monitoramento de desastres naturais feito pela Sala de Situação do Governo do Estado será tema de debate nesta quinta-feira (11), no auditório da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), em João Pessoa. A reunião faz parte do Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas e é promovida pela Agência Nacional das Águas (ANA).

A Sala de Situação, também conhecida como Centro de Gestão de Situações Críticas, monitora a variação climática de forma ininterrupta em todo o Estado, possibilitando a prevenção de eventos críticos como secas e enchentes. Ela funciona em Campina Grande, onde técnicos do Governo do Estado trabalham em sistema de plantão, acompanhando em tempo real os dados enviados pelas estações meteorológicas.

“No caso de previsão de chuvas de forte intensidade, por exemplo, emitimos um aviso meteorológico alertando as autoridades. Além disso, a cada 12 horas elaboramos um novo boletim meteorológico, que fica à disposição de todos na internet. Esse trabalho é feito por quatro meteorologistas e dois hidrólogos se revezando em plantões de 24 horas para monitorar o tempo e o clima”, explicou o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho.

Programação – A apresentação do tema “Implantação e Aprimoramento da Sala de Situação” terá início às 9h e será feita pelo superintendente de Usos Múltiplos da ANA, Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho. À tarde, o representante do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Carlos Frederico de Angelis, fará a palestra “Sistema Crítico Hidrológico dos Estados”.

Na manhã da sexta-feira (12), está programada uma apresentação sobre “Gestão de Recursos Hídricos”, a ser feita pelo secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão.