logo paraiba total
logo paraiba total

Juripiranga comemora 53 anos com enfoque no folclore e no artesanato

4 de janeiro de 2014

A entrada da cidade já anuncia: Juripiranga, a ave que canta. Situada na mesorregião da Mata Paraibana, o simpático município completa neste sábado (4), 53 anos de emancipação política. Na verdade, a emancipação foi alcançada na Lei nº 2.673, de 22 dezembro de 1961, ocorrendo sua instalação oficial no dia 4 de janeiro de 1962, quando foi desmembrada de Pilar e integrada por um único distrito, o da sede.

Sua população, de acordo com dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui 10.237 habitantes, num área territorial de 78,846 km². Juripiranga encontra-se a 60 km de João Pessoa.

Na economia do município o destaque vai para o artesanato, com o trançado para confecção de chapéus e vassouras. Para produção destes artesanatos são utilizados a palha da Carnaúba e o Caruá. Outro fator marcante na cidade de Juripiranga é a tradição folclórica que envolve a ciranda, cavalo marinho, mamolengo, pastoril, cantoria de violeiros e as vaquejadas. as principais atividades econômicas estão voltadas para plantações de: milho, feijão, mandioca, inhame, fava, atividade esta, exclusiva com base na economia familiar de subsidência sem fins lucrativos, porém com uma predominância marcante da cultura de cana-de-açúcar.

Uma curiosidade encontrada na cidade de Juripiranga faz referência a padroeira da cidade. Diferente de outros municípios do estado da Paraíba, Juripiranga possui dois padroeiros, são eles: Nossa Senhora da Soledade e São Sebastião, comemorados em setembro e fevereiro respectivamente. 

Juripiranga é uma cidade que reúne alguns trabalhos literários, destacando-se os poetas populares Ascendino da Costa Leite e Antonio Faustino.