logo paraiba total
logo paraiba total

Prefeitos conhecem plataformas de dados do IBGE durante Seminário ‘Pesquisa e Inovações’

30 de agosto de 2019

Prefeitos e servidores municipais conheceram a plataforma de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o Seminário ‘Pesquisa e Inovações’ realizado em João Pessoa, em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). O objetivo é fazer com que os gestores tenham acesso a todos os dados disponibilizados sobre o município nas mais diversas áreas, principalmente, populacional.

“Foi uma experiência importante para os prefeitos que passam a ter mais conhecimento sobre os dados disponibilizados pelo IBGE. Isso vai nos garantir uma organização das ações no município em relação a agricultura, moradia e outras questões relacionadas a saúde e educação, por exemplo”, destacou George Coelho, presidente da Famup.

Segundo George, os gestores puderam ter uma visão geral das pesquisas, publicações e produtos desenvolvidos pelo IBGE com informações disponibilizadas em âmbito municipal, bem como informar os principais instrumentos e ferramentas de disseminação e pesquisa na Internet (Portal e Redes Sociais), de forma a contribuir para a realização das atividades cotidianas nas prefeituras municipais.

Os gestores participaram de palestras sobre o Censo Demográfico 2020, sobre o Sítio Cidades e Estados: um banco de dados municipais e estaduais, além de conheceram a SIDRA: Banco de dados agregados, o IBGE Educa, o Banco de Informações Ambientais (BDiA) e o portal de mapas.

O IBGE Educa – É o sítio voltado para a educação, com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil. Ele é formado por três áreas específicas: para crianças, jovens e professores. Com formato e linguagem adequados a cada um dos públicos, ele traz informações atualizadas sobre o território e a população do país.

Sítios Cidade e Estados e Países – O primeiro é um banco de dados que reúne dados e informações atualizadas, produzidas pelo IBGE e outros órgãos públicos, referentes a todos os municípios e Unidades da Federação do País. Seguindo a mesma lógica, o sítio Países@ reúne as principais informações e dados atualizados do Brasil e de outros Países.

Banco de Dados SIDRA – O Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) permite a consulta aos dados armazenados no Banco de Tabelas Estatísticas que, por sua vez, possuí mais de 6 mil tabelas, cujo objetivo é armazenar tabelas contendo dados agregados (dados que não identificam o informante) das pesquisas realizadas pelo IBGE

Portal de Mapas – É um sítio que possui cerca de 32.000 mapas do IBGE disponíveis, criado para facilitar sua experiência na busca pelos mapas desejados, pois fornece várias formas de navegação e uma ferramenta de busca, onde você poderá buscar seus mapas por diversas formas, incluindo tema, publicação, extensão de arquivo/serviço ou palavra-chave.

Banco de dados de informações ambientais (BDiAWeb) – O Banco de Dados de Informações Ambientais (BDiA) do IBGE reúne bases temáticas de recursos naturais do território nacional. Estes dados foram produzidos ao longo dos últimos 20 anos, em quatro áreas temáticas: Geologia, Geomorfologia, Pedologia e Vegetação.