logo paraiba total
logo paraiba total

Secretaria da Mulher promove capacitação de empreendedorismo para mulheres com apoio do Google

30 de agosto de 2019

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), promove a capacitação ‘Ela Pode Empreender’ do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), com apoio do Google. O evento começou nesta quinta-feira (29) e segue até 02 de setembro, das 9h às 17h, no Paço Municipal.

Na oportunidade serão abordados temas importantes para os desafios mais comuns na área do empreendedorismo e empregabilidade, tais como: comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais.

“É uma enorme satisfação ter conosco parceiros tão importantes que só enaltecem essa luta. Em nossa secretaria temos várias diretrizes de atuação como prevenção, enfrentamento, atendimento e também com o empoderamento e, ao falarmos sobre isso, não tiramos apenas essa mulher do ciclo da violência, mas também criamos oportunidades para que elas possam desenvolver sua autonomia. Portanto, esse curso vem agregar e contribuir ainda mais para promoção da emancipação e poder dessas mulheres”, destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Urquiza.

A embaixadora da Rede Mulher Empreededora e também a facilitadora do treinamento, Alessandra Gomes, afirmou que o propósito da capacitação é empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social, emocional e financeira. “Nosso objetivo é qualificar essas mulheres para que possam ter maior remuneração e maior empregabilidade. Após o curso elas serão acompanhadas pelo Google, tendo acesso a uma plataforma de treinamento online, serão avaliadas e assistidas durante 02 anos”, explicou.

Para a artesã e empreendedora Sônia Leão Silva dos Santos, 51 anos, a capacitação é uma ótima oportunidade de ampliar os negócios. “Eu comecei a fazer crochê por meio dos cursos da prefeitura e essa atividade passou a complementar minha renda. Tenho um balcão de vendas na minha casa e espero aprender aqui como eu faço para colocar um comércio para frente. Minhas clientes são por amizade, mas agora eu quero expandir meu trabalho”, afirmou.

O Instituto – Fundado em 2017, o IRME que tem como propósito apoiar e respaldar os projetos e iniciativas que empoderem empreendedoras, garantindo independência financeira e de decisão pessoal. Acredita que quando uma mulher é empoderada financeiramente, ela não muda só a realidade de sua família, mas também a da sociedade, pois quando elas têm negócios que dão certo, investem em suas comunidades, especialmente, para que haja um contínuo desenvolvimento, e tratam seus públicos de interesse como uma família estendida, pois acreditam no poder colaborativo para melhorar o mundo.

Ela Pode – É uma iniciativa do IRME com o apoio do Google, cujo objetivo é capacitar 135 mil mulheres brasileiras, garantindo independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas. As capacitações são oferecidas gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com as demandas apresentadas em cada região, com atenção especial para o Norte e Nordeste.